46272-4 - Tópicos Especiais em Computação Gráfica

Trabalho II - 2003-1


Este trabalho consiste na montagem de um ambiente virtual (AV) compartilhado.


Datas de Entrega:

Parte I: 28/05 - Nota Máxima : 4.0

Descrição (Parte I) - Valor 4.0

    Transformar o trabalho I em um ambiente multi-usuário onde três computadores estarão conectados.
    Dois destes computadores representarão usuários dentro do ambiente. Um terceiro usuário deverá observar o ambiente como se fosse um pássaro.
    Para a realização desta parte do trabalho a conexão entre os Ambinetes Virtuais deverá ser feita através de TCP/IP.
    Se o grupo desejar poderá ser usada a biblioteca RemoteMemory para a comunicação entre os nodos.
    As demais funções já existentes no ambiente virtual deverão permanecer ativas.
    Caso algum objeto seja movido por algum dos usuários, o outro deverá enxergar o que está acontecendo.

    Quem desejar pode utilizar os seguintes objetos como avatares :  Eric, Kyle.
 

Descrição (Parte II) - Valor 6.0

    Data de Entrega: 25/06
 

Objetivo:
    Incluir no Ambiente Virtual Colaborativo desenvolvido no item anteriro, a possibilidade de Dividir um cubo através de um plano de corte, dado que um dos usuários pode mover e rotacionar o plano e o outro mover e rotacionar o cubo. Cada usuário deverá estar em uma máquina.

O plano de corte do cubo deverá ser representado por um retângulo. O usuário que controla o cubo é quem pode ativar o comando de corte.

Após a divisão, o plano de corte deve desaparecer, assim como o cubo original. Devem aparecer, em todos os nodos participantes do ambeinte virtual colaborativo, os objetos resultantes da divisão, ao mesmo tempo.

Cada um dos objetos resultates da divisão deve passar a ser controlado por um dois usuários, que poderão navegar pelo ambiente carregando seu objeto. Se desejar o usuário pode largar o objeto e continuar andando. E pegá-lo novamente.

Os objetos resultantes devem ser sólidos poligonais fechados !

As faces criadas na divisão devem ter a mesma orientação das faces do cubo original.  Devem ser impressas (na tela de texto) as normais das  faces dos objetos resultantes, a fim de que se possa conferir esta ordenação. Imprima também as normais do objeto original, antes do corte.

Todos os movimentos de objetos e de usuários devem ser visíveis em todos os nodos participantes da colaboração.

OBS: fórmulas e rotinas de interseção entre uma linhas e planos podem ser encontradas facilmente no GOOGLE.COM através da busca pelas palavras intersection between line and plane, ou em livros de computação gráfica disponíveis na biblioteca.

Ponto extra

O grupo que apresentar um trabalho em que se possa dividir indefinidamente os objetos gerados, receberá pontos extras, até um total de 2 pontos, dependendo do que for implementado.