46272-4 - Tópicos Especiais em Computação Gráfica
Trabalho II - 2002-1
Este
trabalho consiste na montagem de um cenário que representee o LAPRO
Datas de Entrega:
Parte I: 29/05 - Nota Máxima : 3.0 pontos
Parte II: 17/06 - Nota Máxima : 3.5 pontos
Parte III: 01/07 - Nota Máxima : 3.0 pontos
Descrição (Parte I) - Valor 3.0 - Entrega: 29/05
O programa
deverá exibir um modelo tridimensional parcial do Lapro. Este modelo
parcial deverá ter a descrição de pelo menos uma das
salas do Lapro. Não é necessário usar texturas. Voce
deve modelas as paredes, as mesas, os computadores e o chão.
Deverá ser possível olhar para os lados sem sair do lugar.
Dentro deste modelo 3D o usuário poderá navegar, deslocando-se
sempre "para frente", ou seja, sempre na direção para onde
estiver olhando.
Leitores de Objetos
Leitor
de 3DS, usando a GLUT. Funciona com o Visual C++.
Leitor
de 3DS, usando a GLUT. Versão para o DEV CPP (Obrigado ao Rafael
Bueno pela ajuda com as libs !)
Descrição (Parte II) - Valor 3.5 - Entrega: 17/06
Inclusão
de detecção de colisão no ambiente modelado na parte
I. Desta forma o usuário não poderá navegar "atráves"
dos objetos (0.5)
Inclusão de um método de View culling visto em sala
de aula. Atenção: O cálculo das equações
dos planos que definem o View Frustum (volume de visualização)
deve ser feito da forma que foi apresentada em aula. Veja descrição
em http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/OpenGL/OpenGL.html
(3.0)
Descrição (Parte III) - Valor 3.5 - Entrega: 01/07
Modelagem
do restante do Lapro (1.5)
Modelagem da entrada do lapro (0.5)
Inclusão de texturas e cores REAIS no cenário (0.8).
Inclusão de transparências nas paredes de vidro do Lapro (0.7)
Dispositivos disponíveis
-
Luvas 5DT - duas unidades;
-
Iglasses! tracker - duas unidades;
-
CyberTrack II - uma unidade;
-
Joystick 3D Magellan - uma unidade - Somente apra UNIX (por enquanto)
Procedimentos para utilização dos Dispositivos
Ao retirar um dos dispositivos
o aluno deverá:
-
conferir se todos os cabos, conectores, pilhas e fontes estão dentro
da caixa entregue pelo funcionário;
-
testar o funcionamento do dispositivo com um dos programas-exemplo disponíveis
nesta página.
Caso o dispositivo não
esteja funcionando, comunique ao funcionário do laboratório,
imediatamente.
Ao terminar a utilização
do equipamento, coloque-o de volta em sua caixa e devolva-o na secretaria.
Tenha muito cuidado para
não conectar de forma incorreta os dispositivos !!!