46272-4 - Tópicos Especiais em Computação Gráfica
Trabalho I - 2002-2
Este trabalho consiste na montagem de um ambiente virtual(AV)
que deverá representar uma cidade.
Datas de Entrega:
Parte I: 21/08 - Nota Máxima : 3.0
Parte II: 09/09 - Nota Máxima : 3.5
Parte III: 02/10 - Nota Máxima : 3.0
Descrição (Parte I) - Valor 3.0
Modelar uma cidade com ruas, terrenos, prédios, parques e um carro
que anda pelas ruas:
-
As ruas:
-
Todas as dimensões devem ser próximas das dimensões
reais de uma cidade;
-
Dever haver pelo menos 3 quadras;
-
As ruas devem ter largura de 8 metros;
-
Os comprimento mínimo das ruas é de 20 metros;
-
Nas ruas não devem existir terrenos vazios;
-
Não deve existir uma rua sem saída;
-
Os terrenos e prédios:
-
A cidade deve ter prédios e casas que podem ser representados por
paralelepípedos coloridos;
-
As ruas devem ser uma cor que seja diferente das cores dos terrenos;
-
A largura mínima de um terreno é de 10 metros;
-
A altura máxima dos prédios é de 5 andares
-
O carro
-
Um carro deverá andar pelas ruas (e somente pelas ruas), controlado
pelo usuário;
-
O carro terá controles de avança e para, dobra à direita
e à esquerda. Todos pelo teclado;
-
O carro deve ser aberto como um buggie;
-
O usuário deve estar sentado dentro do carro e deve enxergar a direção
e a carroceria do carro. Calcule a altura correta dos olhos do motorista;
-
As praças
-
Deve existir uma praça com um carrossel girando com pelo menos duas
crianças;
-
e um balanço com uma criança andando nele.
-
O chão deve ser verde ou ter uma cor de terra.
-
Descrição (Parte II) - Valor 3.5
-
Dentro do carro o usuário poderá olhar para os lados;
-
Nas ruas deve ser mapeada uma textura de asfalto ou de paralelepípedo;
-
Colocar as calçadas;
-
Deve existir uma opção de visão em terceira pessoa
(bird's eyes). Na parte 3 isto deverá se tornar uma janela separada;
-
Colocar postes de luz;
-
Colocar sinaleiras;
-
Mapear faixas de segurança das esquinas;
-
Mapear as linhas que dividem as ruas;
-
Colocar outros carros estacionados nas ruas;
-
Mapear texturas identificando os prédios. São obrigatórios:
um hospital, dois estacionamentos, um cinema
-
Nos cinemas, colocar cartazes de filmes na frente;
Descrição (Parte III) - Valor 3.0
-
Colocar o óculos de RV IGlasses e fazê-lo controlar a direção
do olhar do usuário;
-
Inserir um método de View Culling simplificado, de acordo
com o algoritmo descrito a seguir.
Deve-se primeiramente dividir o mapa da cidade em quadrados de tamanho
iguais.
A partir daí deve-se calcular as linhas que limitam (sobre o
mapa) o volume de visualização. A partir disto deve-se
exibir somente os objetos que estejam nos quadrados que encontram-se dentro
do volume de vizualização.
Faça testes dividindo o mapa com quadrados de diversos tamanho
e apresentem um RELATÓRIO com o desempenho do algoritmo em termo
de FRAMES POR SEGUNDO.
Para efeito de remoção do objeto use apenas o centro
do objeto como referência..
Dispositivos disponíveis
-
Luvas 5DT - duas unidades;
-
Iglasses! tracker - duas unidades;
-
CyberTrack II - uma unidade;
Procedimentos para utilização dos Dispositivos
Ao retirar um dos dispositivos
o aluno deverá:
-
conferir se todos os cabos, conectores, pilhas e fontes estão dentro
da caixa entregue pelo funcionário;
-
testar o funcionamento do dispositivo com um dos programas-exemplo disponíveis
nesta página.
Caso o dispositivo não
esteja funcionando, comunique ao funcionário do laboratório,
imediatamente.
Ao terminar a utilização
do equipamento, coloque-o de volta em sua caixa e devolva-o na secretaria.
Tenha muito cuidado para
não conectar de forma incorreta os dispositivos !!!