46272-4 - Tópicos Especiais em Computação Gráfica

Trabalho I - 2002-1

            Este trabalho consiste na montagem de um ambiente virtual(AV). Este AV deverá representar uma sala com móveis.

Datas de Entrega:

Parte I: 20/03 - Nota Máxima : 3.5 pontos

Parte II: 15/04 - Nota Máxima : 3.5 pontos

Parte III: 29/04  - Nota Máxima : 3.0 pontos

Descrição (Parte I) - Valor 3.5

            Os objetos (móveis) desta sala deverão ser modelados em  editores gráficos 3D ou obtidos em sites que contenham objetos 3D. Estes objetos deverão possuir texturas e deverão ser lidos de arquivos. O formato a ser usado é de livre escolha do grupo. Cada um dos objetos do cenário deve ser modelado separadamente.

            O programa que exibe o cenário deverá permitir que o usuário navegue dentro do ambiente. Esta navegação deverá ser controlada por teclas a serem definidas em um arquivo texto que deverá ser lido no início da execução do programa. Um exemplo deste arquivo, pode ser:

MOVE FRENTE F

MOVE TRAS T

MOVE ESQ E

MOVE DIR D

            Para a montagem do cenário o programa deverá usar umas das ferramentas de desenvolvimento listadas abaixo.
 

Descrição (Parte II) - Valor 3.5

            O programa deverá disponibilzar ao usuário um apontador 3D. Este apontador poderá ser controlado por teclas que deverão movê-lo para cima, para baixo, para os lados, para frente e para trás.
            O apontador servirá para pegar e mover os objetos do cenário. Para pegar um objeto o apontador deverá estar tocando este objeto. O teste de "toque" entre o apontador e o objeto deve ser feito usado-se as fórmulas de detecção de colisão vistas em aula.
            O comando de "pegar" um objeto deve ser ativado por uma tecla específica, assim como o comando de "largar".
           Atenção: Quando o usuário mover-se dentro do ambiente 3D o apontador deverá acompanhar se movimento.
 

Descrição (Parte III) - Valor 3.0

Data de entrega: 29/04/2002
            O objetivo desta etapa do trabalho é a inclusão de algum dispositivo de realidade virtual no sitema desenvolvido nas etapas acima.
            A idéia desta parte do trabalho é o controle das rotações do apontador através de um rastreador. Os equipamentos ficarão disponíveis na secretaria do Lapro, de onde o aluno deve retirá-lo mediante a apresentação de um documento e o registro do nome do aluno em planilha apropriada.
            Os alunos poderão usar os dispositivos apenas no interior do Laboratório. Cada grupo poderá ficar com o equipamento por no máximo 2 horas. Na portaria do Lapro haverá uma relação com os nomes dos componentes de cada grupo.

Dispositivos disponíveis

Procedimentos para utilização dos Dispositivos

        Ao retirar um dos dispositivos o aluno deverá:         Caso o dispositivo não esteja funcionando, comunique ao funcionário do laboratório, imediatamente.
        Ao terminar a utilização do equipamento, coloque-o de volta em sua caixa e devolva-o na secretaria.

        Tenha muito cuidado para não conectar de forma incorreta os dispositivos !!!