46272-4 - Tópicos Especiais em Computação Gráfica
Trabalho I - 2002-1
Este
trabalho consiste na montagem de um ambiente virtual(AV). Este AV deverá
representar uma sala com móveis.
Datas de Entrega:
Parte I: 20/03 - Nota Máxima : 3.5 pontos
Parte II: 15/04 - Nota Máxima : 3.5 pontos
Parte III: 29/04 - Nota Máxima : 3.0 pontos
Descrição (Parte I) - Valor 3.5
Os objetos
(móveis) desta sala deverão ser modelados em editores
gráficos 3D ou obtidos em sites que contenham objetos 3D. Estes
objetos deverão
possuir texturas e deverão ser lidos
de arquivos. O formato a ser usado é de livre escolha do grupo.
Cada um dos objetos do cenário deve ser modelado separadamente.
O
programa que exibe o cenário deverá permitir que o usuário
navegue dentro do ambiente. Esta navegação deverá
ser controlada por teclas a serem definidas em um arquivo texto que deverá
ser lido no início da execução do programa. Um exemplo
deste arquivo, pode ser:
MOVE FRENTE F
MOVE TRAS T
MOVE ESQ E
MOVE DIR D
Para
a montagem do cenário o programa deverá usar umas das ferramentas
de desenvolvimento listadas abaixo.
Descrição (Parte II) - Valor 3.5
O programa
deverá disponibilzar ao usuário um apontador 3D. Este apontador
poderá ser controlado por teclas que deverão movê-lo
para cima, para baixo, para os lados, para frente e para trás.
O apontador servirá para pegar e mover os objetos do cenário.
Para pegar um objeto o apontador deverá estar tocando este objeto.
O teste de "toque" entre o apontador e o objeto deve ser feito usado-se
as fórmulas de detecção de colisão vistas em
aula.
O comando de "pegar" um objeto deve ser ativado por uma tecla específica,
assim como o comando de "largar".
Atenção:
Quando o usuário mover-se dentro do ambiente 3D o apontador deverá
acompanhar se movimento.
Descrição (Parte III) - Valor 3.0
Data de entrega: 29/04/2002
O objetivo desta etapa do trabalho é a inclusão de algum
dispositivo de realidade virtual no sitema desenvolvido nas etapas acima.
A idéia desta parte do trabalho é o controle das rotações
do apontador através de um rastreador. Os equipamentos ficarão
disponíveis na secretaria do Lapro, de onde o aluno deve retirá-lo
mediante a apresentação de um documento e o registro do nome
do aluno em planilha apropriada.
Os alunos poderão usar os dispositivos apenas no interior do Laboratório.
Cada grupo poderá ficar com o equipamento por no máximo
2 horas. Na portaria do Lapro haverá uma relação com
os nomes dos componentes de cada grupo.
Dispositivos disponíveis
-
Luvas 5DT - duas unidades;
-
Iglasses! tracker - duas unidades;
-
CyberTrack II - uma unidade;
-
Joystick 3D Magellan - uma unidade - Somente apra UNIX (por enquanto)
Procedimentos para utilização dos Dispositivos
Ao retirar um dos dispositivos
o aluno deverá:
-
conferir se todos os cabos, conectores, pilhas e fontes estão dentro
da caixa entregue pelo funcionário;
-
testar o funcionamento do dispositivo com um dos programas-exemplo disponíveis
nesta página.
Caso o dispositivo não
esteja funcionando, comunique ao funcionário do laboratório,
imediatamente.
Ao terminar a utilização
do equipamento, coloque-o de volta em sua caixa e devolva-o na secretaria.
Tenha muito cuidado para
não conectar de forma incorreta os dispositivos !!!