PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO: Computação
Aplicada
CURSO: Bacharelado em Ciência da Computação
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Computação Gráfica
CÓDIGO: 46272 CRÉDITOS:
04 CARGA HORÁRIA: 60 horas-aula
VALIDADE: a partir de 2002/I
OBJETIVOS: O cumprimento da disciplina busca dar ao
aluno, ao final do semestre, condições de:
1.
Dominar conceitos avançados de Realidade Virtual
2.
Capacitar o aluno a projetar e implementar
aplicações de realidade virtual
EMENTA:
Tópicos atuais sobre a matéria da
disciplina eletiva.
N° da Unidade: 01
Conteúdo: Introdução
à Realidade Virtual
1.1 Conceitos
1.2 Aplicações
1.3 Componentes de um ambiente de realidade virtual
1.4 Apresentação
dos recursos de realidade virtual da PUCRS
1.5 Revisão
de OpenGL tridimensional
N° da Unidade: 02
Conteúdo: Ferramentas de desenvolvimento
de Ambientes Virtuais
2.1 Sistemas de modelagem deambientes tridimnensionais
2.2 Formatos de arquivos de objetos
tridimensionais
2.3 Tipos
de bibliotecas de realidade virtual
2.4 Exemplos
de utilização de bibliotecas
N° da Unidade: 03
Conteúdo: Dispositivos
de geração de imagens para realidade virtual
3.1
Visão tridimensional: características e requisitos para geração de imagens
tridimensionais
3.2 Geração de visualização estereoscópica
3.3 Dispositivos
de exibição de imagens estereoscópicas
3.3.1 Head mounted displays
3.3.2 Shutter glasses
3.3.3 Displays de retina
3.3.5 Telas de retro-projeção: CAVES,
Workbenches
N° da Unidade: 04
Conteúdo: Dispositivos
de geração de som tridimensional
4.1
Som tridimensional: características e requisitos para geração de som
tridimensional
4.2 Processo
de determinação da posição da fonte sonora
4.3
Apresentação de sistemas existentes para geração de som tridimensional
N° da Unidade: 05
Conteúdo: Dispositivos
de rastreamento de posição
5.1 Características do processo de rastreamento: gruas de liberdade; resolução; socibilidade; robustez; volume de trabalho
5.2 Cálculo da posição de um ponto no espaço
5.2 Tecnologias
de rastreamento: inercial, magnético, acústico, mecânico, óico
5.3 Rastreamento de articulações: dedos e outras articulações
N° da Unidade: 06
Conteúdo: Dispositivos
de geração de tato e força
6.1 Sensação de tato e força: aspectos anatomo-fisiológicos
6.2 Dispositivos
geredores de geometria e textura
6.3 Dispositivos
geredores de força
N° da Unidade: 07
Conteúdo: Interação
em Ambients virtuais
7.1 Conceitos introdutórios: metáforas de interação, graus de liberdade, parâmentros do processo interativo
7.2 Técnicas
de seleção
7.3 Técnicas
de manipulação
7.4
Técnicas de navegação: controle de direção e velocidade do movimento
7.5
Menus e painéis em ambientes imersivos
7.6 Uso de miniaturas, voz e
gestos
N° da Unidade: 08
Conteúdo: Ambientes
virtuais colaborativos
8.1 Conceitos
8.2 Requisitos
de implementação de ambientes virtuais colaborativos
8.3 Exemplos
N° da Unidade: 09
Conteúdo: Realidade Aumentada
9.1 Conceitos Básicos
9.2 Técnicas
de Registro
9.3 Técnicas de Oclusão
Bibliografia
·
LIVRO(S) TEXTO
1.
Artigos da revista IEEE Computer Graphics and Applications;
2.
Artigos da revista Presence : teleoperators and virtual
environments. Cambridge, MA : MIT;
3.
WATT, Alan H. Advanced animation and
rendering techniques: theory and practice. San Francisco, CA : ACM Press, 1992. 455 p. ; il. 006.6 W344a
· LIVRO(S) REFERENCIADO(S)
Ames, Andrea L. VRML 2.0 sourcebook, 1997
Capin, Tolga K et al. Avatars in networked virtual
environments, 1999.
Eurographics Workshop: Proceedings 2000
Eurographics Workshop Virtual environments'98 : proceedings, 1998
Eurographics Workshop Virtual environments'99 : proceedings, 1999
IEEE Virtual Reality Annual International Symposium: Proceedings, 1998
IEEE Virtual Reality Conference Usability evaluation techniques for
virtual reality technologies, 2001
International Conference on Collaborative Virtual Environments:
Proceedings,
2000
Singhal, Sandeep Networked virtual environments : design
and implementation, 1999
Sato, Makoto IEEE VR2001 : Workshop on virtual
reality and its application for human centered system, 2001
Vince, John Essential virtual reality fast : how to understand the techniques and potential of virtual reality, 1998
Workshop Brasileiro de Realidade Virtual: Anais, 1999
Workshop on Virtual Reality: Proceedings 2000
Software de Apoio
1. Compilador Pascal
2. Compilador C
3. Compilador Java
4.
Biblioteca gráfica OpenGL