Trabalho - Parte II
Nesta
segunda parte do trabalho deverão ser feitas
otimizações relativas ao número
de voxels exibidos e ao número
de testes de interseção realizados. Detalhes sobre
estas otimizações são apresentadas a seguir.
Juntamente com
apresentação do trbaalho deverá ser entregue um
relatório detalhado com o ganho obtido em cada etapa do processo
de geração do objeto.
Redução do número de cubos a serem exibidos
Nesta etapa o objetivo é alterar a a forma de
seleção dos voxels para exibição de maneira
que só sejam exibidos aqueles voxels que estiverem de alguma
forma inteseccionado as faces do objeto.
O trabalho deve implementar uma das seguintes formas de cálculo
da interseção dos voxels com as faces:
1) Testar se todos os 8 vértices do voxels estão dentro
ou fora do objeto. Se todos estiverem dentro ou todos estiverem fora
então o voxel não deve ser desenhado. Em outras palavras,
o voxel só é desenhado se tiver parte de suas faces
dentro do objeto e parte fora;
2) Utilizar uma rotina de interseção entre
triângulos disponível em
http://www.inf.pucrs.br/~pinho/TCG/Apoio/Aulas/Apontamento/Apontamento.html
. Para tanto o voxel deverá ser considerado como um cubo formado
por 12 triângulos.
Redução do número de testes de
interseção
Nesta etapa do objetivo é reduzir o número de testes de
interseção. Para estas otimizações
deverão ser usados envelopes das faces dos triângulos que
compõem o objeto.
Esta otimização deve ser feita com qualquer das
técnicas usadas no item anterior.
Data de entrega
O trabalho deverá ser entregue no dia 29/11/2004, durante o
horário da aula.