Subalgoritmos (Funções)
Definição
Conjunto de comandos agrupados em um bloco, que recebe um nome e
através deste pode ser evocado.
Em primeiro lugar, imaginemos que você necessite várias vezes em seu programa imprimir a mensagem "Pressione a tecla ENTER" e esperar que o usuário tecle ENTER, caso o usuário tecle algo diferente o programa deve imitir um BEEP.
Você pode fazer um laço de WHILE sempre que isto fosse necessário.
Uma alternativa é criar uma função. Com o uso de funções, este processo de repetição fica simplificado. Observe o exemplo a seguir.
#include <stdio.h>
void EsperaEnter() // Definição da função "EsperaEnter"
{
int tecla;
printf("Pressione ENTER\n");
do
{
tecla = getchar();
if (tecla !=13) // Se nao for ENTER
{
printf("Digite ENTER\n");
}
} while(tecla != 13); // 13 e' o codigo ASCII do ENTER
}
void main()
{
EsperaEnter(); // Chamada da função definida antes
// ...........
EsperaEnter(); // Chamada da função definida antes
// ...........
EsperaEnter(); // Chamada da função definida antes
}
Formato Geral de uma Função em C
tipo_da_funcao NomeDaFuncao (Lista_de_Parametros)
{
// corpo da função
}
A Lista_de_Parametros, também é chamada de Lista_de_Argumentos, é opcional.
A fim de tornar mais amplo o uso de uma função, a linguagem C permite o uso de parâmetros. Este parâmetros possibilitam que se definida sobre quais dados a função deve operar. A função sound(freq), por exemplo, recebe como parâmetro a freqüência do som a ser gerado, permitindo que se defina seu comportamento a partir deste valor.
Para definir os parâmetros de uma função o programador deve explicitá-los como se estive declarando uma variável, entre os parênteses do cabeçalho da função. Caso precise declarar mais de um parâmetro, basta separá-los por vírgulas. No exemplo a seguir temos a função SOMA que possui dois parâmetros, sendo o primeiro um float e o segundo um int.
void SOMA(float a, int b) // basta separar por vírgulas
{
float result; // a declaração de variáveis é igual ao que
// se faz na função main
result = a+b;
printf("A soma de %6.3f com %d é %6.3f\n, a,b,Result);
}
Os parâmetros da função na sua declaração são chamados parâmetros formais. Na chamada da função os parâmetros são chamados parâmetros atuais/reais.
Os parâmetros são passados para uma função de acordo com a sua posição. Ou seja, o primeiro parâmetro atual(da chamada) define o valor o primeiro parâmetro formal (na definição da função, o segundo parâmetro atual define o valor do segundo parâmetro formal e assim por diante. Os nomes dos parâmetros na chamada não tem relação com os nomes dos parâmetros na definição da função.
No código a seguir, por exemplo, a função SOMA é chamada recebendo como parâmetros as variáveis "b" e "a", nesta ordem.
#include <stdio.h>
void SOMA(float a, int b) // basta separar os parâmetros por vírgulas
{
float result; // a declaração de variáveis é igual ao que
// se faz na função main
result = a+b;
printf("A soma de %6.3f com %d é %6.3f\n, a,b,Result);
}int main()
{
int a;
float b;
a = 10;
b = 12.3;
SOMA(b,a); // Chamada da função SOMA(12.3,10);
return 0;
}
O resultado do programa é a impressão da seguinte mensagem: A soma de 12.300 com 10 é 22.300
Localização das Funções no Fonte
A princípio podemos tomar com regra a seguinte afirmativa toda função deve ser declarada antes de ser usada.
A declaração de uma função em linguagem C não é exatamente o que fizemos até agora. O que estamos fazendo é a definição da função antes de seu uso. Na definição da função está implícita a declaração.
Alguns programadores preferem que o início do programa seja a primeira parte de seu programa. Para isto a linguagem C permite que se declare uma função, antes de defini-la. Esta declaração é feita através do protótipo da função. O protótipo da função nada mais é do que o trecho de código que especifica o nome e os parâmetros da função.
No exemplo a seguir a função SOMA é prototipada antes de ser usada
e assim pôde ser chamada antes de ser definida.
#include <stdio.h>
void SOMA(float a, int b); // Protótipo da função SOMA
void main()
{
SOMA(16.7,15); // Chamada da função SOMA antes de sua definição,
} // mas após sua prototipação
int SOMA(float a, int b) // Definição da função SOMA
{
float result; // a declaração de variáveis é igual ao que
// se faz na função main
result = a+b;
printf("A soma de %f com %d é %6.3f\n, a,b,result);
return 0;
}
Atenção: existem compiladores mais simplificados ou antigos que não obrigam a declaração da funçãoantes de seu uso !!! Muito cuidado com eles !! Veja no item a seguir.
Verificação dos Tipos dos Parâmetros
A princípio, dados usados parâmetros atuais(aqueles da chamada da função) devem ser dos mesmos tipos dos parâmetros formais. Se isto não ocorrer, mas a declaração da função vier antes de seu uso, os compiladores C modernos se encarregam de converter automaticamente os tipos como se estivesemos usando um CAST.
Entretanto, tenha muito cuidado se as três condições a seguir se verificarem:
- se você estiver usando um compilador que não exige a declaração antes da função antes de seu uso;
- se voce usar uma função antes de tê-la prototipado(declarado);
- se os parâmetros formais e reais não forem exatamente do mesmo tipo
Se as três condições se verificarem o resultado da execução da função é ímprevisível !
No caso de você declarar corretamente a função antes de usá-la, a conversão de tipos é feita como no caso de variáveis. No exemplo a seguir a função SOMA é chamada com os parâmetros reais dos tipos int e float, nesta ordem. Como na declaração da função o primeiro parâmetro é float e o segundo é int, é feita uma conversão de int para float no caso do primeiro parâmetro e de float para int no caso do segundo parâmetro.
#include <stdio.h>
void SOMA(float a, int b); // Protótipo da função SOMA
void main()
{
float f;
f = 20.7;
SOMA(16,f);
}
Neste exemplo o primeiro parâmetro é convertido para 16.0 e o segundo para 20. O que ocorre, de fato, é que a chamada da função é feita como se mesma fosse substituída por:
SOMA((float)16,(int)f);
Por escopo de uma variável entende-se o bloco de código onde esta variável é válida. Com base nisto, temos as seguintes afirmações:
No trecho de código a seguir tem-se um exemplo com funções e variáveis com nomes iguais.
#include <stdio.h>void FUNC1()
{
int B;B = -100;
printf("Valor de B dentro da função FUNC1: %d\n", B);
}
void FUNC2()
{
int B;B = -200;
printf("Valor de B dentro da função FUNC2: %d\n", B);
} void main()
{
int B;
B = 10;
printf("Valor de B: %d\n", B);
B = 20;
FUNC1();
printf("Valor de B: %d\n", B);
B = 30;
FUNC2();
printf("Valor de B: %d\n", B);
getch();
}SAÍDA
Valor de B: 10
Valor de B dentro da função FUNC1: -100
Valor de B: 20
Valor de B dentro da função FUNC2: -200
Valor de B: 30
Sugere-se, antes da leitura das próximas seções, a consulta à página sobre ponteiros.
Passagem de Parâmetros por referência
A passagem de parâmetros apresentada a até aqui é chamada de passagem por valor. Nesta modalidade, a chamada da função passa o valor do parâmetro para a função. Desta forma, alterações do parâmetro dentro da função não afetarão a variável usada na chamada da função.No exemplo a seguir a variável f, passada por parâmetro para a função Zera não será alterado dentro da função.
#include <stdio.h>
void Zera(float a)#include <stdio.h>
void Zera(float *a) // Define que o parâmetro é uma referência à outra variável
Passagem de Vetores por Parâmetros
A passagem de vetores por parâmetro é sempre por referência. Isto significa que não se deve, na chamada da função, passar o endereço do vetor. Isto ocorre pois, por convenção, o nome do vetor já representa o endereço inicial deste vetor namemória.