2. Crie um programa que calcule a média entre dois números inteiros. E imprima os valores (os números e o resultado) em real.
3. Construa um algoritmo que, tendo como dados de entrada dois pontos
quaisquer no plano, P(x1,y1) e P(x2,y2), escreva a distância entre
eles. A fórmula que efetua tal cálculo é:
4. Faça um programa que leia a idade de uma pessoa expressa em anos, meses e dias e mostre-a expressa apenas em dias. Assuma, neste programa, que um ano tem 365 dias e que um mes tem 30 dias.
5. Crie um progama que organize os dados em uma tabela conforme o exemplo a seguir. Os dados das células em amarelo deve ser informados através de atribuições dentro do programa.
Procure usar somente os %f para definir o formato e a posição dos dados.
Não tente preencher os espaços com brancos. Por exemplo, useao invés deint QuantidadeDeBananas;QuantidadeDeBananas = 22; printf ("%10d, QuantidadeDeBananas);int QuantidadeDeBananas;QuantidadeDeBananas = 22; printf(" %d", QuantidadeDeBananas);
Produto Preço Unitário Quantidade Preço Total Banana R$ 2.50 2R$ 5.00 Uva R$ 6.50 6R$ 39.00 Pessego R$ 10.22 10R$ 102.20 Sub-Total R$ 146.20 Imposto (5%) R$ 7.31 Total R$ 153.51
Exercícios com comandos de decisão
6. Crie um programa que determine se um ponto (X,Y) está dentro
de um círculo ou não. Para tanto o programa deverá
ler os seguintes dados de teclado:
- coordenadas do centro
do círculo;
- raio do círculo;
- ponto a ser testado.
O programa deverá imprimir na tela mensagens perguntado ao usuário
os dados necessários e a seguir permitir que este os digite.
7. Crie um programa que leia as notas de um aluno e faça o cálculo de sua média. O programa deve considerar as seguintes regras:
Exemplo de Menu
10. Escrever um programa que leia o número de identificação, as 3 notas obtidas por um aluno nas 3 verificações e a média dos exercícios que fazem parte da avaliação. Calcular a média de aproveitamento, usando a fórmula:1 - Gravar
2 - Carregar
3 - Apagar
4 - Inserir
5 - Fim
Média de Aproveitamento | Conceito |
9,0 | A |
7,5 e < 9,0 | B |
6,0 e < 7,5 | C |
4,0 e < 6,0 | D |
< 4,0 | E |
12. Crie um programa que limpe a tela, imprimindo uma seqüência de 25 linhas em branco.
13.Crie um programa que leia um número entre 2 e 20 e gere uma
tela com a seguinte configuração:
14. Crie um programa que leia um número entre 2 e 20 e gere uma tela com a seguinte configuração:Digite um número:
4
Saida do programa:1
12
123
1234
123
12
1
15. Escreva um programa que calcule a média de uma seqüência de números digitados pelo usuário, se eles forem pares. Termine a leitura se o usuário digitar zero (0).Digite um número:
7
Saida do programa:1234567
x123456
xx12345
xxx1235
xxxx123
xxxxx12
xxxxxx1
16. Escrever um programa que lê um valor N inteiro e positivo e que calcula e escreve o valor de E.
17. Escrever um programa que leia uma seqüencia de 5 nomes de alunos e suas respectivas idades. Ao final o programa deve imprimir o nome e a idade do mais velho de todos os alunos.E = 1 + 1 / 1! + 1 / 2! + 1 / 3! + ...... + 1 / N!
18. Você sempre pode desenhar um polígono regular dentro
de um círculo se ele tiver três ou
mais lados, como na figura abaixo:
(a) Determina o comprimento de um lado do polígono de n lados.
(b) Determina o perímetro do polígono. Qual o valor do perímetro à medida que n cresce?
(c) Determine a área interna do polígono. Pode ser útil saber a área de um triângulo onde são conhecidos os lados a, b e c. Se s = (a + b + c)/2, então a área é dada
por A = SQRT (s*(s-a)*(s-b)*(s-c))
(d) Determine quantas linhas seriam produzidas se todos os vértices (cantos) do polígono fossem ligados com os outros vértices. Por exemplo, para os polígonos da figura teríamos 0, 2 e 5 retas.
20. Escreva uma função que calcula o valor (aproximado) de cos(x), dado pela aproximação abaixo:
Faça a soma com 10 termos, e escreva um programinha que recebe valores de x e calcula seu cosseno, calculando também a função disponível na linguagem C e apresentando a diferença entre os resultados obtidos. Se você achar o erro grande demais, recalcule com mais termos e compare outra vez. Você pode achar bastante útil escrever funções separadas para calcular potências e para calcular fatoriais.
21. Altere o programa anterior e crie uma função chamada
termo
que receba I (representando o número do termo) e x (representando
o ângulo) e devolva x2 e I! como parâmetros. A partir
disto, refaça o exercício 20.
23. Crie uma rotina que receba um vetor, seu tamanho e um número. A função deve preencher o vetor com este número.
24. Crie uma rotina que receba um vetor e seu tamanho inverta o conteúdo
do vetor, desta forma: 10,2,9,6 se transforma em 6,9,2,10.