PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE INFORMÁTICA

46156 -02 Computação Gráfica


REQUISITOS:

Pré-Requisitos: 48315-04 Desenho Técnico (E)

46155-04 Programação II


OBJETIVOS: O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:


  1. Dominar os conceitos básicos de computação gráfica em duas e três dimensões.

  2. Definir e implementar um software que envolva técnicas de computação gráfica.

  3. Dimensionar um ambiente de trabalho que envolva periféricos com capacidade gráfica.


EMENTA:

Conceitos de Computação Gráfica. Computação Gráfica em duas dimensões. Computação Gráfica em três dimensões. Pacotes gráficos.

UNIDADE 01 

CONTEÚDO: Introdução

1.1 Origens da Computação Gráfica

1.2 O que é Computação Gráfica

1.3 Classificação da Computação Gráfica segundo a ISSO

1.4 Aplicações da Computação Gráfica

UNIDADE 02 

CONTEÚDO: Manipulação de Imagens

2.1. Tipos de imagens: True-Color e Palette

2.2. Redução do número de cores


UNIDADE 03 

CONTEÚDO: Computação Gráfica 2D

3.1. Estruturas de dados para objetos e cenas

3.2. Visualização de objetos 2D

3.3. Transformações geométricas 2D


UNIDADE 04

CONTEÚDO: Curvas Planas

4.1. Representação de curvas

4.2. Curvas paramétricas: Bèzier, Hermite, B-Spline, Catmull-Rom


UNIDADE 05

CONTEÚDO: Computação Gráfica 3D

5.1. Projeções: paralelas (ortográfica, oblíqua), perspectiva

5.2. Mudança de sistemas de coordenadas

5.3. Transformações geométricas 3D


UNIDADE: 06 

CONTEÚDO: Pacotes Gráfico

6.1. Conceito

6.2. Exemplos de padrões existentes


AVALIAÇÃO:


G1=P1 + P2 + T1

3

A disciplina é avaliada através da realização de duas provas (P1, P2) e um trabalho prático (T1, T2), envolvendo a implementação de alguma técnica vista em aula.

Onde:

P1 – Abrange as unidades 1, 2 e 3

P2 – Abrange as unidades 4, 5 e 6

BIBLIOGRAFIA:

BÁSICA

1. HEARN, Donald. Computer Graphics. 2. ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1997. 652 p. il. 006.6 H436cb.


2. FOLEY, J. et al. Computer graphics : principles and practice. 2. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 1997. 1175 p. ; il. (The Systems Programming Series) 006.6 C738ca.

COMPLEMENTAR

1. ANGEL, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL. Reading, MA: Addison-Wesley, 2000 .611 p.; il. 006.6 A581I.


2. GLASSNER et al. Graphics Gems. Boston: AP Professional, 1990-1992. 5 v.; il. (The Graphics Gems Series). 006.6 G766g.


3. NEWMAN, William M. Principles of interactive computer graphics. 2. ed. New York, NY: McGraw-Hill, 1979. 541 p.; il. 006.6 N556p.


4. PERSIANO, Ronaldo César Marinho. Introdução à computação gráfica. Belo Horizonte: UFMG, 1986. 296p. 006.6 P466i.


5. ROGERS, David F. Procedural Elements for Computer Graphics. New York, NY: McGraw-Hill, c1985. 433 p.; il. 006.60151 R725p.


6. ROGERS, David F. Mathematical elements for computer graphics. 2. ed. New York, NY: McGraw-Hill, 1990. 611 p.; il. 006.60151 R725m.


7. VINCE, John. 3-D computer animation. Workingham, Inglaterra: Addison-Wesley, 1992. 363 p.; il. 006.6 V767c.


8. WATT, Alan H. Advanced animation and rendering techniques: theory and practice. San Francisco, CA : ACM Press, 1992. 455 p.; il. 006.6 W344a.


9. WATT, Alan .3D Computer graphics. 3. ed. Harlow: Addison-Wesley, 2000. 570 p.; il. 006.6 W344ta.


10. LATHROP, Olin. The way computer graphics works. New York, NY: John Wiley Sons, 1997. 202 p. 006.6 L355w.


11. WOO, Mason et al. OpenGL programming guide: programming guide. Reading, MA: Addison-Wesley, 1999. 730 p. 006.6 O61o.


12. WRIGHT Jr., Richard S OpenGL superbible. 2. ed. Indianapolis, Ind: Waite Group Press, 2000. 696 p.; il. 006.6 W947ao.


13. AMES, Andrea L.; NADEAU, David R.; MORELAND, John L. VRML 2.0 - Sourcebook. 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc, 1997. 654 p.