PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE INFORMÁTICA
REQUISITOS:
Pré-Requisitos: 48315-04 Desenho Técnico (E)
46155-04 Programação II
OBJETIVOS: O cumprimento da disciplina busca dar ao aluno, ao final do semestre, condições de:
Dominar os conceitos básicos de computação gráfica em duas e três dimensões.
Definir e implementar um software que envolva técnicas de computação gráfica.
Dimensionar um ambiente de trabalho que envolva periféricos com capacidade gráfica.
EMENTA:
Conceitos de Computação Gráfica. Computação Gráfica em duas dimensões. Computação Gráfica em três dimensões. Pacotes gráficos.
UNIDADE 01
CONTEÚDO: Introdução
1.1 Origens da Computação Gráfica
1.2 O que é Computação Gráfica
1.3 Classificação da Computação Gráfica segundo a ISSO
1.4 Aplicações da Computação Gráfica
UNIDADE 02
CONTEÚDO: Manipulação de Imagens
2.1. Tipos de imagens: True-Color e Palette
2.2. Redução do número de cores
UNIDADE 03
CONTEÚDO: Computação Gráfica 2D
3.1. Estruturas de dados para objetos e cenas
3.2. Visualização de objetos 2D
3.3. Transformações geométricas 2D
UNIDADE 04
CONTEÚDO: Curvas Planas
4.1. Representação de curvas
4.2. Curvas paramétricas: Bèzier, Hermite, B-Spline, Catmull-Rom
CONTEÚDO: Computação Gráfica 3D
5.1. Projeções: paralelas (ortográfica, oblíqua), perspectiva
5.2. Mudança de sistemas de coordenadas
5.3. Transformações geométricas 3D
CONTEÚDO: Pacotes Gráfico
6.1. Conceito
6.2. Exemplos de padrões existentes
AVALIAÇÃO:
G1=P1 + P2 + T1
3
A disciplina é avaliada através da realização de duas provas (P1, P2) e um trabalho prático (T1, T2), envolvendo a implementação de alguma técnica vista em aula.
Onde:
P1 – Abrange as unidades 1, 2 e 3
P2 – Abrange as unidades 4, 5 e 6
BIBLIOGRAFIA:
BÁSICA
1. HEARN, Donald. Computer Graphics. 2. ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1997. 652 p. il. 006.6 H436cb.
2. FOLEY, J. et al. Computer graphics : principles and practice. 2. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 1997. 1175 p. ; il. (The Systems Programming Series) 006.6 C738ca.
COMPLEMENTAR
1. ANGEL, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL. Reading, MA: Addison-Wesley, 2000 .611 p.; il. 006.6 A581I.
2. GLASSNER et al. Graphics Gems. Boston: AP Professional, 1990-1992. 5 v.; il. (The Graphics Gems Series). 006.6 G766g.
3. NEWMAN, William M. Principles of interactive computer graphics. 2. ed. New York, NY: McGraw-Hill, 1979. 541 p.; il. 006.6 N556p.
4. PERSIANO, Ronaldo César Marinho. Introdução à computação gráfica. Belo Horizonte: UFMG, 1986. 296p. 006.6 P466i.
5. ROGERS, David F. Procedural Elements for Computer Graphics. New York, NY: McGraw-Hill, c1985. 433 p.; il. 006.60151 R725p.
6. ROGERS, David F. Mathematical elements for computer graphics. 2. ed. New York, NY: McGraw-Hill, 1990. 611 p.; il. 006.60151 R725m.
7. VINCE, John. 3-D computer animation. Workingham, Inglaterra: Addison-Wesley, 1992. 363 p.; il. 006.6 V767c.
8. WATT, Alan H. Advanced animation and rendering techniques: theory and practice. San Francisco, CA : ACM Press, 1992. 455 p.; il. 006.6 W344a.
9. WATT, Alan .3D Computer graphics. 3. ed. Harlow: Addison-Wesley, 2000. 570 p.; il. 006.6 W344ta.
10. LATHROP, Olin. The way computer graphics works. New York, NY: John Wiley Sons, 1997. 202 p. 006.6 L355w.
11. WOO, Mason et al. OpenGL programming guide: programming guide. Reading, MA: Addison-Wesley, 1999. 730 p. 006.6 O61o.
12. WRIGHT Jr., Richard S OpenGL superbible. 2. ed. Indianapolis, Ind: Waite Group Press, 2000. 696 p.; il. 006.6 W947ao.
13. AMES, Andrea L.; NADEAU, David R.; MORELAND, John L. VRML 2.0 - Sourcebook. 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc, 1997. 654 p.