O conteúdo desta página está baseado o material gerado pelo aluno Vinicius C Teixeira. O objetivo é auxiliar na
configuração do ambiente Eclipse para
a utilização de OpenGL em Java.
Para utilizar OpenGL em Java sugere-se a biblioteca JOGL.
Primeiramente, faça o download do arquivo com a biblioteca
no seguinte link: JOGL.ZIP.
Descompacte o arquivo e observe se foi criada a pasta JOGL, contendo as pastas bin, lib e src, como na imagem a seguir.
Abra o Eclipse e crie um projeto da seguinte forma:
- Abra o menu "File";
- Selecione a opção "Open Project from File System ...";
- Informe a pasta onde você descompactou o JOGL, no campo "Directory";
- Clique em Finish.
Certifique-se de que o projeto do Eclipse está conforme a figura a seguir.
Execute a classe "ProgramaBasicoOpenGL.java", clicando sobre a classe com o botao direito e ativando "Run As ..." -> "Java Application".
A saíde do programa deve ser como a figura a seguir.
Para entender do funcionamento do programa, abara a classe Render.java. As funções de OpenGL que devem ser alteradas são:
public void init(...)
public void reshape(...)
public void display(...)
Links uteis
- Instalação: http://schabby.de/jogl-example-hello-world/
- Documentação: https://jogamp.org/deployment/jogamp-next/javadoc/jogl/javadoc/overview-summary.html
- Comparação entre OpenGL do C e do Java: http://math.hws.edu/graphicsbook/c3/s6.html
FIM.