Computação
Gráfica
Prof.
Márcio Sarroglia
Pinho
EXERCÍCIO
Impressão de Imagens em 2 cores
Para ter acesso ao conteúdo de uma imagem, utilize a biblioteca disponível nesta página.
1) Implemente o algoritmo de Halftone, utilizando uma matriz 2 x 2, conforme a figura abaixo:
Veja a explicação do algoritmo na página sobre imagens.
Como o algoritmo irá gerar uma imagem maior do que a imagem original, você deve criar uma imagem da seguinte forma:
// Cria uma nova imagem com o dobro das dimensões da imagem original
NovaImagem = new ImageClass(Image->SizeX(), Image->SizeY());
// posiciona a imagem nova ao lado da antiga
NovaImagem->SetPos(Image->SizeX()+10, 1);
2) Implemente o algoritmo de Dither, utilizando uma matriz 2 x 2, conforme uma das matrizes abaixo.
Veja a explicação do algoritmo na página sobre imagens.
3) Implemente o algoritmo de difusão de erro. Note que você precisará
de uma matriz intermediária de números reais, do mesmo tamanho da
imagem para armazenar os dados durante o processamento. Veja a explicação do algoritmo na página sobre imagens.
Utilize uma das matrizes de difusão de erro apresentadas abaixo:
Tome cuidado ao varrer a imagem próximo das bordas...
FIM.