Introdução à OpenGL Professora Isabel Harb Manssour |
13. Utilizando Menus e Exibindo CaracteresA biblioteca GLUT também contém funções para gerenciar menus, exibir caracteres e verificar a posição do mouse na janela em qualquer instante. As funções para realizar estas tarefas estão descritas a seguir. glutBitmapCharacter glutMotionFunc glutPassiveMotionFunc glutCreateMenu glutAddMenuEntry glutAddSubMenu glutAttachMenu Para exemplicar a utilização das funções acima especificadas, observe o programa abaixo. Neste exemplo foram implementadas as seguintes interações: sempre que o usuário movimenta o mouse, a sua posição (x,y) é exibida no canto superior esquerdo da janela, sendo também indicado se um dos botões está pressionado ou não; cada vez que o usuário clica com o botão direito do mouse, é exibido um menu onde é possível alterar a cor e a primitiva gráfica que está sendo desenhada; e cada vez que as teclas KEY_UP e KEY_DOWN são pressionadas ocorre zoom-in e zoom-out, respectivamente. // Menu.c - Isabel H. Manssour // Um programa OpenGL simples que exemplifica // como exibir textos e utilizar menus e funções // callback para verificar a movimentação do // mouse na janela GLUT. // Este código está baseado nos exemplos // disponíveis no livro "OpenGL SuperBible", // 2nd Edition, de Richard S. e Wright Jr. #include <gl/glut.h> #include <string.h> #include <stdio.h> // Constantes #define QUADRADO 1 #define TRIANGULO 2 #define LOSANGO 3 // Variáveis char texto[30]; GLfloat win, r, g, b; GLint view_w, view_h, primitiva; // Função que desenha um quadrado void DesenhaQuadrado(void) { glBegin(GL_QUADS); glVertex2f(-25.0f, -25.0f); glVertex2f(-25.0f, 25.0f); glVertex2f(25.0f, 25.0f); glVertex2f(25.0f, -25.0f); glEnd(); } // Função que desenha um triângulo void DesenhaTriangulo(void) { glBegin(GL_TRIANGLES); glVertex2f(-25.0f, -25.0f); glVertex2f(0.0f, 25.0f); glVertex2f(25.0f, -25.0f); glEnd(); } // Função que desenha um losango void DesenhaLosango(void) { glBegin(GL_POLYGON); glVertex2f(-25.0f, 0.0f); glVertex2f(0.0f, 25.0f); glVertex2f(25.0f, 0.0f); glVertex2f(0.0f, -25.0f); glEnd(); } // Desenha um texto na janela GLUT void DesenhaTexto(char *string) { glPushMatrix(); // Posição no universo onde o texto será colocado glRasterPos2f(-win,win-(win*0.08)); // Exibe caracter a caracter while(*string) glutBitmapCharacter(GLUT_BITMAP_TIMES_ROMAN_10,*string++); glPopMatrix(); } // Função callback chamada para fazer o desenho void Desenha(void) { glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glLoadIdentity(); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); // Define a cor corrente glColor3f(r,g,b); // Desenha uma primitiva switch (primitiva) { case QUADRADO: DesenhaQuadrado(); break; case TRIANGULO: DesenhaTriangulo(); break; case LOSANGO: DesenhaLosango(); break; } // Exibe a posição do mouse na janela glColor3f(1.0f,1.0f,1.0f); DesenhaTexto(texto); glutSwapBuffers(); } // Inicializa parâmetros de rendering void Inicializa (void) { // Define a cor de fundo da janela de visualização como preta glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 1.0f); win=150.0f; primitiva = QUADRADO; r = 0.0f; g = 0.0f; b = 1.0f; strcpy(texto, "(0,0)"); } // Função callback chamada quando o tamanho da janela é alterado void AlteraTamanhoJanela(GLsizei w, GLsizei h) { // Especifica as dimensões da Viewport glViewport(0, 0, w, h); view_w = w; view_h = h; // Inicializa o sistema de coordenadas glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); gluOrtho2D (-win, win, -win, win); } // Função callback chamada sempre que o mouse é movimentado // sobre a janela GLUT com um botão pressionado void MoveMouseBotaoPressionado(int x, int y) { sprintf(texto, "Botao pressionado (%d,%d)", x, y); glutPostRedisplay(); } // Função callback chamada sempre que o mouse é movimentado // sobre a janela GLUT void MoveMouse(int x, int y) { sprintf(texto, "(%d,%d)", x, y); glutPostRedisplay(); } // Função callback chamada para gerenciar eventos do teclado // para teclas especiais, tais como F1, PgDn e Home void TeclasEspeciais(int key, int x, int y) { if(key == GLUT_KEY_UP) { win -= 10; if (win < 10) win = 10; glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); gluOrtho2D (-win, win, -win, win); } if(key == GLUT_KEY_DOWN) { win += 10; if (win > 500) win = 500; glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); gluOrtho2D (-win, win, -win, win); } glutPostRedisplay(); } // Gerenciamento do menu com as opções de cores void MenuCor(int op) { switch(op) { case 0: r = 1.0f; g = 0.0f; b = 0.0f; break; case 1: r = 0.0f; g = 1.0f; b = 0.0f; break; case 2: r = 0.0f; g = 0.0f; b = 1.0f; break; } glutPostRedisplay(); } // Gerenciamento do menu com as opções de cores void MenuPrimitiva(int op) { switch(op) { case 0: primitiva = QUADRADO; break; case 1: primitiva = TRIANGULO; break; case 2: primitiva = LOSANGO; break; } glutPostRedisplay(); } // Gerenciamento do menu principal void MenuPrincipal(int op) { } // Criacao do Menu void CriaMenu() { int menu,submenu1,submenu2; submenu1 = glutCreateMenu(MenuCor); glutAddMenuEntry("Vermelho",0); glutAddMenuEntry("Verde",1); glutAddMenuEntry("Azul",2); submenu2 = glutCreateMenu(MenuPrimitiva); glutAddMenuEntry("Quadrado",0); glutAddMenuEntry("Triângulo",1); glutAddMenuEntry("Losango",2); menu = glutCreateMenu(MenuPrincipal); glutAddSubMenu("Cor",submenu1); glutAddSubMenu("Primitivas",submenu2); glutAttachMenu(GLUT_RIGHT_BUTTON); } // Função callback chamada para gerenciar eventos do mouse void GerenciaMouse(int button, int state, int x, int y) { if (button == GLUT_RIGHT_BUTTON) if (state == GLUT_DOWN) CriaMenu(); glutPostRedisplay(); } // Programa Principal int main(void) { glutInitDisplayMode(GLUT_DOUBLE | GLUT_RGB); glutInitWindowSize(350,300); glutInitWindowPosition(10,10); glutCreateWindow("Exemplo de Menu e Exibição de Caracteres"); glutDisplayFunc(Desenha); glutReshapeFunc(AlteraTamanhoJanela); glutMotionFunc(MoveMouseBotaoPressionado); glutPassiveMotionFunc(MoveMouse); glutMouseFunc(GerenciaMouse); glutSpecialFunc(TeclasEspeciais); Inicializa(); glutMainLoop(); } Obs.: Clique aqui para fazer o download deste programa.
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Última alteração em 11 de abril de 2003.