Introdução à OpenGL Professora Isabel Harb Manssour |
06. Máquina de EstadosOpenGL é uma máquina de estados, conforme descrito por [Woo 1999]. É possível colocá-la em vários estados (ou modos) que não são alterados, a menos que uma função seja chamada para isto. Por exemplo, a cor corrente é uma variável de estado que pode ser definida como branco. Todos os objetos, então, são desenhados com a cor branca, até o momento em que outra cor corrente é especificada. OpenGL mantém uma série de variáveis de estado, tais como
estilo (ou padrão) de uma linha, posições e características das luzes, e propriedades do material
dos objetos que estão sendo desenhados. Muitas delas referem-se a modos que
podem ser habilitados ou desabilitados com os comandos glEnable( Cada variável de estado possui um valor inicial (default) que pode ser alterado. As funções que utilizadas para saber o seu valor são: glGetBooleanv(), glGetDoublev(), glGetFloatv, glGetIntegerv, glGetPointerv() ou glIsEnabled(). Dependendo do tipo de dado, é possível saber qual destas funções deve ser usada [Woo 1999]. O trecho de programa a seguir mostra um exemplo da utilização destas funções. int luz; : glEnable(GL_LIGHTING); //Habilita luz - GL_LIGHTING é a variável de estado : luz = glIsEnabled(GL_LIGHTING); // retorna 1 (verdadeiro) : glDisable(GL_LIGHTING); //Desabilita luz : luz = glIsEnabled(GL_LIGHTING); // retorna 0 (falso) :
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Última alteração em 13 de agosto de 2001.