Curso de Extensão     

03/Abril a 12/Junho de 2004

Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
** Incrições Prorrogadas **

 

Apoio:

 

Descrição

Público Alvo

Pré-Requisito e Seleção

Programa

Material Didático

Professores

Inscrição e Datas Importantes

Valor do Curso

Contato

 

DESCRIÇÃO

A Faculdade de Informática da PUCRS, juntamente com a Nology Softwares, está oferecendo a segunda edição do Curso de Extensão de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Este curso tem como objetivo introduzir ao aluno o conhecimento técnico fundamental para a construção de jogos eletrônicos 2D, permitindo também que cada participante desenvolva um jogo demo totalmente funcional, que possibilite explorar e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos.

PÚBLICO ALVO

Alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, da PUCRS e de outras instituições do sul do país.

PRÉ-REQUISITO E SELEÇÃO

Para que o aluno tenha condições de acompanhar o curso, os seguintes pré-requisitos são necessários: Portanto, é importante que os alunos da PUCRS que quiserem fazer o curso tenham cursado (ou estejam cursando) as disciplinas de Laboratório de Programação II e Algoritmos e Estruturas de Dados II. Alunos de outras instituições devem ter cursado disciplinas equivalentes.

Além disso, uma vez que o número de vagas é limitado, no dia 27 de março (sábado) às 08h30m, haverá uma prova de seleção entre os interessados em fazer o curso. O conteúdo desta prova, de caráter classificatório, está apresentado a seguir.

Os 25 melhores candidatos poderão se inscrever no curso.

PROGRAMA

O conteúdo do curso inclui os itens descritos a seguir:

1. Introdução
1.1. Uma visão abrangente sobre o universo dos jogos eletrônicos, sua história, tipos e evolução.

2. Mercado
2.1. Nichos e características do mercado.
2.2. Oportunidades na indústria.
2.3. Empreendimentos na área de jogos.

3. Game Design
3.1. Definição de objetivos do jogo.
3.2. História, interfaces e personagens.
3.3. Modelagem e máquina de estados do jogo.

4. Linguagens de Programação
4.1. Linguagem de Programação C++ utilizando Orientação a Objetos.
4.2. Uso do compilador Microsoft Visual C++.
4.3. Criação de aplicação Microsoft Windows e padronização de programação.

5. Desenvolvimento da Estrutura Básica de um jogo
5.1. Arquitetura de um jogo.
5.2. Gráficos.
5.3. Entrada (teclado, joystick e mouse).
5.4. Som.
5.5. Inteligência artificial .
5.6. Arquivo de dados.

6. Programação de Física
6.1. Posição, distância, tempo.
6.2. Velocidade (MRU), aceleração (MRUV), gravidade (MQL).
6.3. Colisão.

7. Programação do Jogo
7.1. Montagem de uma cena.
7.2. Objetos de uma cena.
7.3. Configuração de Sprites (posição, movimentação, animação).
7.4. Uso de tiles, layers e scroll
7.5. Interatividade entre jogador e os objetos do jogo.
7.6. Máquina de Estados.
7.7. Depuração.
7.8. Programação do protótipo final.

MATERIAL DIDÁTICO

Um material foi preparado especialmente para este curso. Cada aluno receberá uma parte do material impresso, e terá acesso eletrônico a todo o material didático do curso, que inclui documentos, slides, modelos e programas.

PROFESSORES

O curso está sobre a coordenação da professora Isabel H. Manssour (FACIN/PUCRS), e as aulas serão ministradas pelo professor Leandro B. Becker (FACIN/PUCRS) e por profissionais da Nology Software S/C Ltda., uma empresa especializada no desenvolvimento de jogos eletrônicos.

INSCRIÇÃO E DATAS IMPORTANTES

A inscrição para a prova classificatória deverá ser feita através do envio de um e-mail para [email protected] entre os dias 15 e 26 de março de 2004 (de segunda à sexta-feira). Neste e-mail deverão ser incluídos os dados abaixo:

1) Nome completo do(a) aluno(a) interessado(a)
________________________________________________
2) RG
________________________________________________
3) Telefone para contato
________________________________________________
4) E-mail para contato
________________________________________________
5) Instituição de origem
________________________________________________
6) Semestre que freqüenta
________________________________________________

A prova será realizada no dia 27 de março de 2004 (sábado) das 08h30m às 11h00m na sala 502 do prédio 40 no Campus da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681). Atenção: só poderão fazer a prova os alunos que enviarem o e-mail até o dia 26!! O resultado da prova de seleção será enviado por e-mail até o dia 31 de março.

Somente os alunos selecionados poderão fazer a inscrição na PROEX nos dias 31 de março e 01 de abril de 2004 (quarta e quinta-feira), das 8h30m às 20h30m. Neste caso, deverão se dirigir à sala 201 do prédio 40 do Campus da PUCRS.

Importante: caso os 25 primeiros selecionados não façam a inscrição nos dias 31 de março e 01 de abril de 2004, outros alunos serão selecionados para fazerem a inscrição no dia 02 de abril (de acordo com a classificação na prova de seleção).

O curso será ministrado aos sábados, do dia 03 de abril ao dia 12 de junho de 2004, das 08h30m às 12h00m, no Campus da PUCRS.

Um resumo das datas importantes é apresentado no quadro abaixo:
Data
Horário
Atividade
Local
15-26 de março
 
Inscrição para prova de seleção
Enviar e-mail para [email protected]
27 de março
08h30m-11h00m
Prova de seleção
Sala 502 do Prédio 40 (Campus da PUCRS)
31 de março à 02 de abril
8h30m-20h30m
Inscrição no curso
(somente para alunos selecionados)
PROEX - Sala 201 do Prédio 40 (Campus da PUCRS)
03 de abril
8h30m-12h00m
Início do curso
Sala 246 do Prédio 30 (Campus da PUCRS)

VALOR DO CURSO

O valor total do curso é R$ 330,00 por aluno, pagáveis em 3 parcelas de R$ 110,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as demais em 05/Maio e 05/Junho.
O pagamento inclui o material didático que será fornecido, aulas em laboratório e coffee-break.

CONTATO

Para obter mais informações sobre o curso, entre em contato com a professora Isabel H. Manssour:

     PUCRS - Faculdade de Informática
     Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 30
     90619-900 - Porto Alegre - RS - Brasil
     Fone: (51) 3320.3558
     Fax: (51) 3320.3758
     E-mail: [email protected]


Última alteração em 23 de março de 2004 por Isabel Harb Manssour