Apresentação do histórico, categorias e plataformas de jogos digitais. Análise do mercado de jogos digitais no Brasil e no mundo. Descrição do processo de desenvolvimento de jogos digitais. Estudo de arquiteturas para motores de jogos (engines). Estudo de elementos de design para jogos digitais. Análise de ferramentas utilizadas no desenvolvimento de jogos digitais. Apresentação de um framework para o desenvolvimento de jogos digitais. Discussão de algoritmos e estruturas de dados para jogos digitais. Projeto e implementação de um protótipo de jogo digital.
1. Compreender os conceitos básicos do processo de criação de jogos (game design);
2. Entender os elementos presentes em uma arquitetura de jogos;
3. Compreender o funcionamento de um jogo baseado em cenários e personagens tridimensionais;
4. Entender os conceitos de Física envolvidos no desenvolvimento de um jogo tridimensional;
5. Escolher e utilizar ferramentas para desenvolvimento de jogos;
6. Desenvolver jogos com cenários e personagens tridimensionais.
1.1 Histórico dos Jogos Digitais
1.2 Categorias de Jogos Digitais
1.3 Mercado de Jogos Digitais
2.1 Dimensionamento e definição de projeto
2.2 Perfil do jogador
2.3 Etapas de produção de um jogo digital
2.4 Técnicas de documentação de elementos de jogabilidade
2.5 Produção de conteúdo para jogos digitais, pipeline
3.1 Conceito
3.2. Elaboração do gameplay
3.2.1. Estratégia dominante, dominada
3.2.2. Escolhas
3.2.3. Ferramentas
3.2.4. Balanceamento
3.2.5. Pacing
4.1. Histórico, definição
4.2. Exemplos de Motores (Game Engines)
4.3. Arquitetura Geral de Motores: camadas, componentes internos e externos
4.4. Motor de Rendering: baixo nível, grafo de cena, efeitos, front end
4.5. Outros aspectos: profiling/debugging, Física, animação, áudio
5.1. Conceitos Básicos, template de Projeto, ambiente de trabalho
5.2. Aspectos de Programação de Scripts
5.3. Detecção e resposta a colisões, triggers
5.4. Instanciação de objetos, comunicação entre scripts
5.5. Interface com o usuário (GUI, HUD)
5.6. Simulação Física
5.7. Programação de Shaders
5.8. Build de projeto
1. SCHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. CRC Press, 2008.
2. HOCKING, JOE. Unity in Action: Multiplatform Game Development in C# with Unity 5. Manning Publications, 2015. ISBN 161729232X
3. GREGORY, Jason. Game Engine Architecture. 2nd ed. A K Peters/CRC Press, 2014. ISBN 1466560010.
1. BATES, ROBERT. Game Design, 2nd ed. Cengage Learning PTR, 2014. ISBN 1592004938.
2. NYSTROM, ROBERT. Game Programming Patterns, Genever Benning, 2014. ISBN 0990582906.
3. LENGYEL, E. Mathematics for 3D game programming and computer graphics. 3 ed., Cengage Learning PTR, 2011.
4. AKENINE-MÖLLER, T.; HAINES, E. HOFFMANN, N. Real-time rendering. 3rd ed., AK Peters, 2008.
5. MCSHAFFRY, M.; GRAHAM, D. Game Coding Complete. 4 ed., Cengage Learning, 2012.
Onde T1 e T2 são os trabalhos realizados ao longo da disciplina