// biblioteca gráfica para criação de retângulos, círculos, retas.... import java.awt.Graphics; // Referencia: https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/Graphics.html import java.awt.Color; //Referencia: https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/Color.html // Biblioteca para a associação de componentes de uma janela import javax.swing.JComponent; // Biblioteca de janelas import javax.swing.JFrame; class MyCanvas extends JComponent { public void paint(Graphics g) { g.drawRect (10, 10, 200, 200); // Cria um retângulo, informando o canto superior esquerdo (absoluto em relação a janela), o compprimento e altura relativo àquele ponto g.drawOval(10,10, 200, 200); // Cria um círculo a partir de um ponto superior esquerdo (absoluto em relação a janela), o compprimento e altura relativo àquele ponto g.fillRect( 50, 50, 50, 50); // cria um retângulo preenchido g.setColor(Color.RED); // modifica a cor de desenho e preenchimento a partir deste ponto g.fillOval( 100, 100, 50, 50); // cria um círculo g.setColor(Color.BLACK); // modifica a cor de desenho e preenchimento a partir deste ponto g.drawLine(150, 150, 50,50); // cria uma reta g.drawString("Mensagem", 200,200); // Imprime um texto, tomanto o ponto informado como a base inferior esquerda de inicio da impressao do texto } } public class test { public static void main(String [] args) { JFrame window = new JFrame(); // define a criação de uma janela window.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); // Define a ação padrão ao fechar a janela window.setBounds(30, 30, 300, 300); // Define o tamanho da janela, informando o canto superior esquerdo (absoluto) e o canto inferior direito (relativo) window.getContentPane().add(new MyCanvas()); // Associa um componente gráfico á janela window.setVisible(true); // torna a janela visível } } /* * Metaforicamente, fazendo alução a uma pintura: * O JFrame é a moldura, que define a estrutura do quadro * O JComponent é a tela em branco que é afixada na moldura * O Graphics é a ação de pintar na tela */