WML (Wireless Markup Language) � uma linguagem de programa��o com uma sintaxe bastante similar a do HTML, usada para criar p�ginas que podem ser exibidas em um WAP browser, por exemplo WAP Phone.
O telefone WAP n�o fala o protocolo HTTP com um servidor remoto, ele fala WAP atrav�s de um Gateway WAP que fica entre o aparelho celular e as p�ginas WML em seus servidores. O Gateway pega uma p�gina WML, que foi requisitada remotamente, e ent�o o compila para um bytecode da p�gina WML. Os dados compilados s�o enviados ao telefone, e � isto que o telefone WAP realmente recebe.
Atualmente, n�o � poss�vel a cria��o de p�ginas com WML, mas sim pacotes (decks) constando de um ou mais cart�es (cards). O problema � o limite de cada p�gina, n�o o tamanho do fonte WML, mas o limite sobre o fluxo de bytes compilados. � importante evitar desenvolver p�ginas que venham a gerar mais do que 1400 bytes de dados compilados, certamente � um valor muito pequeno e al�m disso, o limite de dados compilados varia de um dispositivo para outro. Veja abaixo os limites de alguns dispositivos:
| Nokia 7110 | Ericsson R320 | Ericsson R380 |
Tamanho m�ximo de cart�o | 1397 bytes | 3000 bytes | 3800 bytes |
Tamanho m�ximo de imagem | 1397 bytes? | 3000bytes? | 3800 bytes? |
Assim como o HTML possui o JavaScript, o WML tem uma linguagem semelhante, o WMLScript. Esse, ao contr�rio do JavaScript quando utilizado em uma programa��o WML, fica contido apenas as refer�ncias para URLs WMLScript. Outra diferen�a, � a necessidade de todo o c�digo WMLScript ser compilado antes de ser utilizado em um cliente WAP. Com isso, o WAP browser precisa conter um WMLScript Virtual Machine (VM) para executar o script compilado.
Exemplo - Ola Mundo
Nesse exemplo, utilizamos o elemento <p>, para exibir no dispositivo a frase "Ola Mundo".
<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN"
"http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml">
<wml>
<card id="exemplo1" title="Exemplo 1">
<p>
Ola Mundo
</p>
</card>
</wml>
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