Computação Gráfica II
Exercícios
INTRODUÇÃO
- Descreva o conceito de Imersão
- Descreva o conceito de Presença
APLICAÇÕES
- Descreva o problemas de hardware que fazem com qua haja poucas aplicações de realidade virtual
- Descreva o problemas de software que fazem com qua haja poucas aplicações de realidade virtual
- Descreva o problemas de aceitação no mercado que fazem com qua haja poucas aplicações de realidade virtual
- Descreva o problemas de interação que fazem com qua haja poucas aplicações de realidade virtual
- Descreva os sistemas de telepresença e apresente possíveis aplicações
VISÃO TRIDIMENSIONAL
- Explique o que é “parallax de movimento”
- Descreva duas características mono-oculares e duas
óculo-motoras envolvidas na percepção da visão 3D. Atenção: A correta
determinação da classe (mono-ocular ou óculo-motora) à qual pertence
cada uma das características descritas também faz parte da avaliação da
questão!
- Descreva como funcionam os Shutter Glasses.
- Descreva a forma de operação dos sistemas de projeção 3D baseados na polarização da luz.
RASTREAMENTO
- Descrevas as características de Resolução, Robustez, Precisa,
Taxa de Amostagem, Sociabilidade e Volume de Trabalho dos rasreadores
de posição
- Considere uma sala com muitos objetos de madeira. Considere
que se necessita rastrear o movimento de um ponto que se desloca entre
estes objetos. Qual a tecnologia de rastreamento mais recomendável
neste caso ? Acústica, Magnética ou Ótica ? Por quê ?
- Suponha que você tenha um hardware capaz de determinar a
distância entre dois pontos no espaço. Como você poderia usar este
hardware (ou várias unidades dele) para montar um equipamento de
rastreamento de posições no plano. Faça uma descrição de sua solução e
diga quais os cálculos precisariam ser feitos a fim de obter a posição
do ponto ?
- Quais as principais tecnologias de Rastreamento usadas em ambientes de realidade virtual ?
- Como se pode fazer o rastreamento dos olhos do usuário e qual a utilidade de se usar este recurso ?
REALIDADE AUMENTADA
- Em sistemas de Realidade Aumentada, para que servem os
“fantasmas” objetos reais e qual sua diferença para os “fantasmas de
prováveis posições” de objetos reais?
- No que diz respeito à resolução da imagem real, qual
dos tipos de sistemas de realidade aumentada é mais poderoso? Por quê ?
- Qual o principal problema dos sistemas de realidade virtual ótica ?
- Descreva as formas de registro usadas em sistemas de realidade aumentada.
FIM