Introdução à VRML 2.0
(Profa. Isabel Harb Manssour)

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7. Adicionando Links e Arquivos

Talvez uma das características mais interessante de VRML é a sua habilidade de linkar "mundos" VRML no WWW. Os links em VRML são ligações, ou âncoras, feitas em figuras específicas da cena. Qualquer figura descrita através de nós VRML pode ser uma âncora. Também pode-se usar links para unir cenas ou figuras que estão em arquivos diferentes em um único arquivo VRML. Esta técnica, conhecida como inlining, permite construir, por exemplo, uma sala usando as paredes de um arquivo VRML e a mobília de vários outros.

O nó de agrupamento Anchor engloba um grupo de shapes e cria um hyperlink com outras mídias (página HTML, imagem, etc.), isto é, quando o usuário clica nestes shapes o navegador visualiza um novo arquivo. A sintaxe deste nó é a seguinte:

Anchor {
	children	[ ]		# MFNode
	bboxCenter	0.0 0.0 0.0	# SFVec3f
	bboxSize	-1.0 -1.0 -1.0	# SFVec3f
	url		[ ]		# MFString
	parameter	[ ]		# MFString
	description	""		# SFString
	addChildren			# MFNode
	removeChildren			# MFNode
}

Através dos campos deste nó pode-se especificar: um grupo children; o tamanho do envelope (bounding box) que contém todos os shapes do grupo; uma URL (Universal Resource Locator) que determina um endereço ou um arquivo na Web; e uma descrição (description).

Um objeto, ou um conjunto de objetos, pode ser criado em um único arquivo VRML. Porém, unindo-se vários objetos, para criar objetos ou cenas mais complexas, o arquivo VRML pode se tornar muito grande e difícil de gerenciar. O nó Inline consiste numa técnica de construção de cenas que permite manter cada uma das pequenas partes da cena em um arquivo diferente. Para construir uma cena que utiliza estes arquivos, deve-se criar um arquivo VRML que lista todos estes arquivos. Isto é feito através do nó Inline, cujos os nomes dos arquivos especificados são nomes de arquivos locais que serão incluídos na cena.

A sintaxe do nó Inline é:

Inline {
	url		[ ]		# MFString
	bboxCenter	0.0 0.0 0.0	# SFVec3f
	bboxSize	-1.0 -1.0 -1.0	# SFVec3f
}

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Última alteração em 27 de julho de 2000.