Introdução à VRML 2.0
(Profa. Isabel Harb Manssour)

[Anterior]  [Próxima]  [Principal]

 

1. Introdução à VRML

A Internet é uma rede de computadores internacional que conecta Universidades, Empresas, Centros de Pesquisa, Lares e Departamentos do Governo. Pode-se pensar na Internet como a maior rede de computadores do mundo, e como uma poderosa ferramenta de comunicação. Atualmente um dos recursos mais utilizados da Internet é a WWW (World Wide Web), que provê uma forma de acesso e recuperação de informações através de links a documentos, onde um link corresponde a uma conexão entre pontos da rede que permite que sejam feitas referências a outros documentos, outras seções do próprio documento ou figuras nas páginas de um serviço de informações na WWW. Pode-se caracterizar WWW como um conjunto de informações distribuídas pela Internet, onde o usuário "navega" através dos diversos sites.

É possível "navegar" através da Internet usando uma grande variedade de aplicações, sendo que as mais comuns são os Web Browsers, ou navegadores. Este tipo de aplicação permite que o usuário acesse diversos endereços através da grande quantidade de informações disponíveis na Web, e visualize a grande quantidade de informação disponível. Entre os vários navegadores disponíveis, os mais utilizados são Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer. Todos os navegadores exibem documentos com textos formatados e imagens que estejam incluídas de maneira correta. A formatação do texto é controlada por uma linguagem chamada HTML (HyperText Markup Language). Através desta linguagem é possível formatar um documento através de comandos, ou seqüências especiais de caracteres (tags).

Dentro de um documento HTML é possível inserir links que conectem um documento a outros documentos na Web. Cada link é "ancorado", ou refere-se, a uma palavra, ou frase, ou linha de texto, ou figura no documento. A maioria dos navegadores exibem estes links sublinhando o texto "âncora" na página. Clicando-se no texto "âncora" o navegador é direcionado a seguir o link e recuperar o documento referenciado. Neste momento é verificado o tipo de informação que ele contém. Se for um texto HTML ou uma imagem, o navegador exibe o documento. Entretanto, para apresentar outros tipos de informações, tais como sons, animações, e o mundo VRML 3D, o navegador passa esta informação para aplicações helper ou para plug-ins dos navegadores. Um helper consiste em um programa que entende o conteúdo e o formato destes outros tipos de informações, e um plug-in, por sua vez, é um programa que permite visualizar informações que não sejam HTML dentro da janela do navegador.

Para visualizar documentos VRML, é necessário uma aplicação helper ou um plug-in. A lista de helpers e plug-ins para visualização de arquivos VRML está crescendo rapidamente. Os mais comuns são: Silicon Graphics’ CosmoPlayer, Sony’s Community Place, Intervista’s World View, VREAM’s Wirl e Dimension X’s Liquid Reality. A figura 1.1 mostra a imagem de um exemplo apresentado por Ames [AME 97] exibido através do Silicon Graphics’ CosmoPlayer, um plug-in VRML que permite exibir o mundo VRML dentro da janela do navegador, no caso, o Netscape. Devido ao fato de que os navegadores HTML e VRML são, normalmente, adquiridos separadamente, deve-se configurar o navegador HTML de maneira que ele automaticamente inicie o navegador VRML quando um arquivo VRML for carregado.

Um link em um documento VRML ou HTML corresponde a um endereço da Web. Endereços de documentos Web são especificados através de URLs (Uniform Resource Locators). Uma URL é formada por três partes principais:

  • O nome do protocolo de comunicação necessário para recuperar um arquivo;
  • O nome do computador, ou host, na Internet;
  • O caminho do diretório e do arquivo para o arquivo que está sendo recuperado do Host.

Por exemplo, a seguinte URL é o endereço Web para um documento HTML que contém um repositório VRML: http://www.sdsc.edu/vrml . Neste caso, "http" é o nome do protocolo de comunicação usado pela maioria dos navegadores (hipertext transfer protocol), "www.sdsc.edu" é o nome do host na Internet, e "/vrml" indica o nome do arquivo que deve ser exibido.

Image119.jpg (33847 bytes)

Figura 1.1 – Exemplo de uma página VRML exibida no Netscape através do CosmoPlayer

Nos últimos anos VRML tem cada vez mais sido aceito como uma tecnologia padrão da Web para exibição de conteúdo gráfico 3D. VRML representa um meio rico de expressão de idéias na Web, uma vez que é interativo e pode conter até mesmo animação e som. Consistindo num primeiro passo a caminho da Web 3D, imersiva e interativa, VRML é uma linguagem bastante simples e acessível.

 ../Imagens/EMBAN15.GIF (1469 bytes)

../Imagens/E-MAIL.JPG (3237 bytes) Comentários, dúvidas, sugestões, envie um mail para [email protected]

../Imagens/EMBAN15.GIF (1469 bytes)


[Anterior]  [Próxima]  [Principal]

Última alteração em 27 de julho de 2000.