Educação Ambiental Este espaço se destina a divulgar os principais Programas, Projetos e Ações desenvolvidos pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental que tem como eixos centrais: Fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental - Lei 9795/99 ; Formação Continuada na Educação Básica ; Fomento a projetos de Educação Ambiental ; Educação Ambiental no Ensino Superior.Estas ações, em sua maior parte, estão em consonância com as ações procedidas no âmbito da Diretoria de Educação Ambiental - DEA, do Ministério do Meio Ambiente ; guardadas suas competências e atribuições específicas. Enraizamento da Educação Ambiental no Brasil Ações do Órgão Gestor desenvolvidas junto às Unidades da Federação, a fim de articular e fortalecer entidades, instituições e colegiados que trabalham com Educação Ambiental, incentivando a organicidade entre as ações, projetos e programas. Mapeamento da EA no Ensino Superior Contribuir para a ampliação do debate a respeito da Educação Ambiental (EA) em instituições de educação superior (IES) brasileiras, com vistas à reflexão sobre políticas públicas educacionais que considerem a dimensão ambiental na formação dos profissionais de nível superior das diferentes áreas do conhecimento. Ver síntese da pesquisa. O que fazem as escolas que dizem que fazem EA Quais são os caminhos utilizados pelas escolas em Educação Ambiental ? Para responder a essa pergunta, uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC, o INEP e a Associação Nacional de Pesquisa em Educação - ANPED possibilitou a elaboração de uma pesquisa para aprofundar os dados obtidos no Censo Escolar (2001-2004) e conhecer melhor como estas alternativas são processadas e significadas nos diferentes contextos escolares, possibilitando uma compreensão qualitativa dos caminhos de inserção da Educação Ambiental no ensino fundamental. Educação de Chico Mendes Programa de fomento a projetos de educação ambiental no ensino básico O Programa Educação de Chico Mendes surgiu para dar continuidade à construção permanente da educação ambiental e à promoção de um círculo virtuoso na busca do conhecimento, pesquisa e geração de saber e ações transformadoras a partir das escolas e das comunidades locais. [...] - Formação continuada de professores em Educação Ambiental A Resolução nº 13 do FNDE dá continuidade do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, estabelecendo normas para o apoio financeiro a projetos de formação de professores em Educação Ambiental. Tais projetos de formação envolverão professores do segundo ciclo do ensino fundamental (5a a 8a séries), de escolas públicas que participaram do processo da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente ; e à elaboração, aquisição, reimpressão ou reprodução do material didático empregado na formação. O objetivo desta ação, é estimular, em professores, alunos e gestores de educação, a leitura crítica da realidade a partir da diversidade e do meio ambiente e a participação no processo de construção de conhecimentos, pesquisa e intervenção cidadã com base em valores voltados à sustentabilidade da vida em suas múltiplas dimensões. Os projetos de formação devem aprimorar a qualidade da abordagem da educação ambiental que, segundo Censo do INEP, encontra presente em 94,5% d as escolas do ensino fundamental do Brasil. Portfolio do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental Reúne um resumo de todos os programas, projetos e ações do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Programa Juventude e Meio Ambiente Este Programa se propõe a incentivar e a aprofundar o debate socioambiental com foco em políticas públicas, deflagrando um processo de formação de jovens e de fortalecimento dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente existentes em todo o país. A proposta dos Coletivos Jovens vem sendo construída e implementada desde 2003, a partir da realização da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. (*acesse a proposta de identidade visual dos Coletivos Jovens para compreender melhor esses grupos*) O Manual Orientador para Coletivos Jovens de Meio Ambiente é uma das publicações do Programa, e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos Coletivos Jovens (CJs) já existentes e estimular a formação de novos Coletivos Jovens em municípios.A principal linha de ação do Programa é a formação de jovens na área socioambiental, em cinco temas principais: Educação Ambiental ; Fortalecimento Organizacional ; Educomunicação ; Empreendedorismo ; e Participação Política. Trata-se de um processo de formação presencial e a distância, e que envolverá jovens de todos os estados brasileiros. Orientações Curriculares Ensino Médio A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) foi convidada pelo departamento de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) a participar do processo de reelaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, no intuito de produzir textos que contemplassem a perspectiva da diversidade.Nesse sentido, a SECAD fez uma oficina com a participação de suas coordenações-gerais onde foi trabalhada a questão da diversidade no currículo como forma de orientar as atividades pedagógicas, ou seja, definir qual a concepção de currículo e diversidade que se quer trabalhar, quais os objetivos e qual a melhor maneira de inserir as diferentes temáticas nas áreas e disciplinas do ensino médio. Cada coordenação produziu um texto procurando articular as várias temáticas, que resultará num Caderno de Diversidade para acompanhar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Com-vida MEC Programa Institucional de Gestão Ambiental do MEC que visa a melhor gestão dos recursos naturais e a diminuição dos impactos ambientais gerados pelas suas atividades.