SmallVR Scene Editor Help

Esta ferramenta permite a criação de cenários através da manipulação de objetos.
O programa se ajusta ao tamanho da tela, mas recomenda-se como resolução mínima 1024 X 768
Os cenários podem ser salvos em arquivo e posteriormente carregados para edição.
Para trocar o objeto a ser manipulado, é necessário selecionar o mesmo na lista de objetos.
Para realizar as transformações, inicialmente selecione o tipo de transformação (ROT, ESC, TRANS) e depois altere os valores de uma das seguintes formas:

 * Utilizando o mouse:

   Com algum botão pressionado, o eixo horizontal modifica as propriedades em X
   Com o botão esquerdo pressionado, o eixo vertical modifica as propriedades em Y
   Com o botão direito pressionado, o eixo vertical modifica as propriedades em Z

 * Utilizando a interface:

   Podem ser utilizados os botões <<, <, > ou >>, ou editar o valor diretamente, ou ainda arrastando o mouse com algum botão esquerdo pressionado, até atingir o valor desejado.

Menus e Atalhos
Atalho Menu Ação
CTRL + N Novo Cenário Limpa a área de visualização, habilitando a construção de um novo cenário.
ALT + O Abrir Cenário Abre um cenário já existente, no formato *.svr
CTRL + O Abrir Objeto Abre um objeto pré-definido, no formato *.obj
CTRL + S Salvar Salva o cenário em edição, com o nome atual.
CTRL + SHIFT + S Salvar Como Salva um cenário em edição, com a possibilidade de alterar o nome de arquivo.
ALT + F4 Sair Fecha esta aplicação.
CTRL + Z Desfazer Permite desfazer as ações realizadas.
CTRL + Y Refazer Permite refazer as ações desfeitas.
CTRL + R Renomear Objeto Permite alterar o nome do objeto. Default: nome do objeto = nome do arquivo do objeto.
CTRL + X Recortar Permite recortar um objeto.
CTRL + C Copiar Copia o objeto selecionado na lista, sem as transformações, para ser colado posteriormente.
CTRL + V Colar Cola o objeto copiado anteriormente na posição de visão do usuário.
CTRL + DEL Apagar Exclui do cenário o objeto selecionado na lista, com a confirmação do usuário.
CTRL + T Resetar Limpa a matriz de transformações do objeto selecionado.
P Selec Próximo Seleciona o próximo objeto na lista ciclicamente.
O Selec Anterior Seleciona o objeto anterior na lista ciclicamente.
CTRL + P Preferências Exibe a tela responsável pelo redimensionamento do cenário, definição do ângulo de visão e do espaçamento grid.
Default: Tamanho do Cenário: XYZMin = -50, XYZMax = 50; Ângulo de Visão: 90º; Espaçamento do Grid: 10 u.m.
F11 Tela Cheia Exibe a janela principal em tela cheia ou restaura o tamanho da janela.
ALT + V Visões Exibe/Oculta a área das Visões.
ALT + P Propriedades Exibe/Oculta a área das Propriedades, localizada no lado esquerdo da janela.
F1 Help Sou eu :-) Estou aqui para ajudá-lo.
F2 About Exibe uma tela informando sobre os desenvolvedores do Scene Editor.

Interface:

Menu Principal: Localizada na parte superior da janela. Pode ser acessado diretamente com o mouse, por teclas de atalho global ou, quando o menu estiver aberto, por teclas de atalho local (ALT + Letra Sublinhada).
Lista de Objetos: Localizada na lateral esquerda, apresenta todos os objetos presentes no cenário. Um vez selecionado, o objeto em questão está apto a sofrer transformações. Além disto, ele pode ser renomeado, recortado, copiado, colado, excluído ou resetado através de um menu pop-up, exibido mediante um clique do botão direito do mouse.
Zoom: Roller localizado a esquerda da tela. Default: 100%.
Propriedades: Fixo a esquerda da janela. Área responsável pelo controle das transformações dos objetos e do observador. Em Propriedades, é possível rotacionar, escalar e transladar em qualquer eixo (X, Y, Z), além de trocar o modo de visão: Perspectiva, Superior, Inferior, Frontal, Traseira, Lateral Esquerda e Lateral Direita.
Área de Visualização: disposta no centro-direito da janela, é a responsável em apresentar os objetos inseridos no cenário, bem como respectivas transformações, cores e texturas. A área de visualização dispõe de iluminação, aplicada na parte superior em direção ao centro do cenário. Também há um grid, que auxilia o usuário no arranjo dos objetos.
Área de Visões: Exibe o cenário em diferentes ângulos para melhorar a percepção do cenário.
Essa área pode ser redimensionada com o mouse para aumentar/diminuir o tamanho das visões.

Bugs Conhecidos:

* A visão superior e inferior, apesar de bem posicionadas, não geram a imagem esperada.


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