Esta ferramenta permite a criação de cenários através da manipulação de objetos.
O programa se ajusta ao tamanho da tela, mas recomenda-se como resolução mínima 1024 X 768
Os cenários podem ser salvos em arquivo e posteriormente carregados para edição.
Para trocar o objeto a ser manipulado, é necessário selecionar o mesmo na lista de objetos.
Para realizar as transformações, inicialmente selecione o tipo de transformação (ROT, ESC, TRANS)
e depois altere os valores de uma das seguintes formas:
* Utilizando o mouse:
Com algum botão pressionado, o eixo horizontal modifica as propriedades em X
Com o botão esquerdo pressionado, o eixo vertical modifica as propriedades em Y
Com o botão direito pressionado, o eixo vertical modifica as propriedades em Z
* Utilizando a interface:
Podem ser utilizados os botões <<, <, > ou >>, ou editar o valor diretamente,
ou ainda arrastando o mouse com algum botão esquerdo pressionado, até atingir o valor desejado.
Menus e Atalhos | ||
Atalho | Menu | Ação |
CTRL + N | Novo Cenário | Limpa a área de visualização, habilitando a construção de um novo cenário. |
ALT + O | Abrir Cenário | Abre um cenário já existente, no formato *.svr |
CTRL + O | Abrir Objeto | Abre um objeto pré-definido, no formato *.obj |
CTRL + S | Salvar | Salva o cenário em edição, com o nome atual. |
CTRL + SHIFT + S | Salvar Como | Salva um cenário em edição, com a possibilidade de alterar o nome de arquivo. |
ALT + F4 | Sair | Fecha esta aplicação. |
CTRL + Z | Desfazer | Permite desfazer as ações realizadas. |
CTRL + Y | Refazer | Permite refazer as ações desfeitas. |
CTRL + R | Renomear Objeto | Permite alterar o nome do objeto. Default: nome do objeto = nome do arquivo do objeto. |
CTRL + X | Recortar | Permite recortar um objeto. |
CTRL + C | Copiar | Copia o objeto selecionado na lista, sem as transformações, para ser colado posteriormente. |
CTRL + V | Colar | Cola o objeto copiado anteriormente na posição de visão do usuário. |
CTRL + DEL | Apagar | Exclui do cenário o objeto selecionado na lista, com a confirmação do usuário. |
CTRL + T | Resetar | Limpa a matriz de transformações do objeto selecionado. |
P | Selec Próximo | Seleciona o próximo objeto na lista ciclicamente. |
O | Selec Anterior | Seleciona o objeto anterior na lista ciclicamente. |
CTRL + P | Preferências |
Exibe a tela responsável pelo redimensionamento do cenário, definição do ângulo de visão e do espaçamento grid. Default: Tamanho do Cenário: XYZMin = -50, XYZMax = 50; Ângulo de Visão: 90º; Espaçamento do Grid: 10 u.m. |
F11 | Tela Cheia | Exibe a janela principal em tela cheia ou restaura o tamanho da janela. |
ALT + V | Visões | Exibe/Oculta a área das Visões. |
ALT + P | Propriedades | Exibe/Oculta a área das Propriedades, localizada no lado esquerdo da janela. |
F1 | Help | Sou eu :-) Estou aqui para ajudá-lo. |
F2 | About | Exibe uma tela informando sobre os desenvolvedores do Scene Editor. |
Menu Principal: Localizada na parte superior da janela. Pode ser acessado diretamente com o mouse,
por teclas de atalho global ou, quando o menu estiver aberto, por teclas de atalho local (ALT + Letra Sublinhada).
Lista de Objetos: Localizada na lateral esquerda, apresenta todos os
objetos presentes no cenário. Um vez selecionado, o objeto em questão está apto a sofrer transformações.
Além disto, ele pode ser renomeado, recortado, copiado, colado, excluído ou resetado através de um menu
pop-up, exibido mediante um clique do botão direito do mouse.
Zoom: Roller localizado a esquerda da tela. Default: 100%.
Propriedades: Fixo a esquerda da janela. Área responsável pelo controle das
transformações dos objetos e do observador. Em Propriedades, é possível rotacionar, escalar e transladar
em qualquer eixo (X, Y, Z), além de trocar o modo de visão: Perspectiva, Superior, Inferior, Frontal,
Traseira, Lateral Esquerda e Lateral Direita.
Área de Visualização: disposta no centro-direito da janela, é a responsável em
apresentar os objetos inseridos no cenário, bem como respectivas transformações, cores e texturas.
A área de visualização dispõe de iluminação, aplicada na parte superior em direção ao centro do
cenário. Também há um grid, que auxilia o usuário no arranjo dos objetos.
Área de Visões: Exibe o cenário em diferentes ângulos para melhorar a percepção do cenário.
Essa área pode ser redimensionada com o mouse para aumentar/diminuir o tamanho das visões.
* A visão superior e inferior, apesar de bem posicionadas, não geram a imagem esperada.
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