Desenho de personagem de desenho animado

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Computação Gráfica

Prof. Márcio Sarroglia Pinho


SÍNTESE DE IMAGENS REALÍSTICAS

Modelos de Iluminação: permitem calcular a cor de 1 ponto.

Modelos de Tonalização: permite calcular a cor de um objeto poliédrico com maior velocidade

 


MODELOS DE ILUMINAÇÃO

Os modelos de Iluminação são técnicas usadas para calcular a intensidade da cor de um ponto a ser exibido. Também chamados modelos de reflexão, utilizam:

Calculam as componentes R,G e B da cor


Luz Ambiente/Reflexão Ambiente

· Gera uma iluminação constante para todos os ponto do objeto

· Depende somente da cor do objeto

 

 

 


Luz Difusa/Reflexão Difusa

Também conhecida como Reflexão Lambertiana

· É a luz refletida em todas as direções

· Depende da cor do objeto, da posição da luz e da orientação (vetor normal) da face onde está o ponto

· Cria o efeito de Degradé nos objetos

   

se os vetores forem unitários

 


Luz Especular/Reflexão Especular (Phong Reflection)

· É a componente da luz que produz o ponto de brilho mais acentuado

· Depende da cor da luz, da posição da luz, da posição do observador, da posição do ponto e da orientação (vetor normal) da face onde está o ponto

· Gera um brilho com a cor da luz e não com a cor do objeto

· Depende da diferença entre dois ângulos a e b, onde:

a = ângulo entre o

b = ângulo entre o

   

assumindo todos os vetores unitários.

Os valores do expoente "x" definem o grau de especularidade da superfície

x = 10 : superfícies rugosas, pouco brilho

x = 100 : superfícies polidas, muito brilho

fonte: Wikipedia   

          


Modelo completo de iluminação


MODELOS DE TONALIZAÇÃO

Conhecidos com shading models

Usados para exibir objetos facetados com maior velocidade.

Constante Shading/Flat Shading

· Calcula a cor de 1 ponto e sua a mesma para toda a face

· É rápido, porém elimima todos os efeitos dos modelos de iluminação

 

Interpolated Shading

Calcula a cor nos vértices da face

· Interpola ao longo das arestas

· Interpola ao longo de cada linha

· Dá mais qualidade à imagem

· Objetos curvos ficam facetados