Computação Gráfica
Modelos de Iluminação: permitem calcular a cor de 1 ponto.
Modelos de Tonalização: permite calcular a cor de um
objeto poliédrico com maior velocidade
MODELOS DE ILUMINAÇÃO
Os modelos de
Iluminação são técnicas usadas para calcular a intensidade da cor de um ponto a
ser exibido. Também chamados modelos de reflexão, utilizam:
Calculam as
componentes R,G e B da cor
Luz
Ambiente/Reflexão Ambiente
·
Gera uma iluminação constante para todos os ponto do
objeto
·
Depende somente da cor do objeto
|
|
|
Luz
Difusa/Reflexão Difusa
Também
conhecida como Reflexão Lambertiana
·
É a luz refletida em todas as direções
·
Depende da cor do objeto, da posição da luz e da orientação (vetor normal) da
face onde está o ponto
·
Cria o efeito de Degradé nos objetos
se os vetores forem unitários
Luz
Especular/Reflexão Especular (Phong Reflection)
·
É a componente da luz que produz o ponto de brilho mais acentuado
·
Depende da cor da luz, da posição da luz, da posição do observador, da posição
do ponto e da orientação (vetor normal) da face onde está o ponto
·
Gera um brilho com a cor da luz e não com a cor do objeto
·
Depende da diferença entre dois ângulos a e b, onde:
a = ângulo
entre o
b = ângulo
entre o
assumindo
todos os vetores unitários.
Os valores do
expoente "x" definem o grau de especularidade
da superfície
x
= 10 : superfícies rugosas, pouco brilho
x
= 100 : superfícies polidas, muito brilho
fonte:
Wikipedia
Modelo
completo de iluminação
Conhecidos
com shading models
Usados
para exibir objetos facetados com maior velocidade.
Constante Shading/Flat Shading
·
Calcula a cor de 1 ponto e sua a mesma para toda a face
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É rápido, porém elimima todos os efeitos dos modelos
de iluminação
Interpolated Shading
Calcula a cor
nos vértices da face
·
Interpola ao longo das arestas
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Interpola ao longo de cada linha
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Dá mais qualidade à imagem
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Objetos curvos ficam facetados