Aula Prática: Manipulação de Imagens Disciplina: Computação Gráfica Professora: Isabel Harb Manssour |
O objetivo desta aula é implementar os algoritmos de manipulação de imagens para testar na prática os conceitos estudados em aula. Serão utilizadas as bibliotecas OpenGL, GLU, GLAUX e GLUT, no ambiente Windows. O primeiro passo consiste em instalar o Dev-C++ (caso ele ainda não esteja instalado) e as bibliotecas necessárias para trabalhar. Em princípio, é necessário apenas fazer o download do arquivo Projeto.zip e deixar todos os arquivos na pasta nomeada Projeto no drive h. Para desenvolver as aplicações OpenGL no Dev-C++ é necessário criar um projeto, que é um arquivo com sufixo .dev, geralmente identificado pelo mesmo ícone do Dev-C++. Este arquivo já foi criado para a aula de hoje. Abra o diretório onde você descompactou o arquivo recém copiado e dê um clique-duplo no arquivo ProjetoFinal.dev. Isto deverá abrir o ambiente do DEV CPP, no qual você poderá compilar e testar o programa. Selecione a opção Compilar & Executar (ou tecle F9). Isto deverá compilar e executar seu programa. Tecle 2 para testá-lo e ESC para sair. Caso ocorra algum problema, siga as orientações disponíveis na aula prática de OpenGL. Observe atentamente o código para entender o seu funcionamento. Depois realize as tarefas especificadas pelo professor Marcio S. Pinho, que é o autor do exercício, ao longo do código. O único arquivo que deve ser alterado é o ImageTest.cpp. Para facilitar, estas tarefas foram listadas a seguir.
Observações:
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Última alteração em 18 de agosto de 2006.