Computação
Gráfica
Biblioteca
Gráfica OpenGL
Instalação de OpenGL |
||
C/C++ Baixar ESTA
versão do Code::Blocks |
Java ·
Com
JOGL
·
Com
LWJGL (Tutorial da aluna Sarah
Lacerda da Silva) ·
Exemplo 2D – Autor
Vinicius Chrisosthemos Teixeira GRV ·
Exemplo 3D – Autor
Vinicius Chrisosthemos Teixeira GRV |
Python |
Material de Apoio de OpenGL |
|||
|
|||
Transformacões Geométricas Hierárquicas (Básico) |
|||
|
OpenGL é uma
biblioteca de rotinas gráficas para trabalhar em duas e três dimensões. Existem
implementações de OpenGL para Windows, Mac, Linux, Amndroid,
iOS, entre outros. Para obter maiores informações sobre estas implementações
consulte http://www.opengl.org.
Das implementações
para PC as mais conhecidas são as da Silicon Graphics
e da Microsoft.
Aqui é
importante contextualizar OpenGL com relação às linguagens de programação e aos
ambientes operacionais. Independente da plataforma usada, e
também da linguagem, as rotinas de exibição de objetos de OpenGL são
sempre iguais. O que difere o uso de OpenGl em
uma plataforma UNIX ou PC, ou em ferramentas como Delphi, C Builder,
Borland C, Visual C ou Visual Basic é a forma de inicializar e integrar a
biblioteca OpenGL em cada linguagem e a forma de definir em que janela(ou parte dela) a imagem será exibida.
Como a tarefa
de integrar OpenGL a uma linguagem, nem sempre é trivial, existem diversas
ferramentas(bibliotecas) para este fim, especialmente para Delphi e Visual
Basic. Estas ferramentas são componentes ou OCXs que
encapsulam a OpenGL, e tornam mais fácil a integração com estas linguagens.
Consulte http://www.opengl.org para obter
maiores informações sobre estas ferramentas.
GLUT
Outra forma de
integrar OpenGL com as linguagens de programação tradicionais é o uso da GLUT- GL
Utility Library.
Criada pela Silicon Graphics,
trata-se de uma API de funções que permite entre outras coisas criar janelas,
ler o teclado e o mouse e criar menus de opções. Existem versões padronizadas
da GLUT para DOS, Windows, Linux, MasOS e para a
maioria das plataformas UNIX.
A grande
vantagem do uso da GLUT é que ela permite o uso de todas as funções gráficas
OpenGL e ainda torna padronizado o acesso a características específicas de cada
ambiente de janelas.
Para obter
maiores informações sobre a GLUT consulte as seguintes fontes de informação.