O Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais é o principal fórum da comunidade brasileira de Interação Humano-Computador - IHC. O evento reúne pesquisadores, profissionais da indústria, educadores e alunos das diversas disciplinas contribuintes para a IHC, dentre elas computação, psicologia, ergonomia e design gráfico, entre outras.
Comemoramos, em 2008, 10 anos dos eventos de IHC no Brasil. Este período foi de grandes avanços: formou-se toda uma geração de pesquisadores, atuantes hoje na maioria dos Estados brasileiros. As temáticas de usabilidade e acessibilidade foram integradas à política tecnológica nacional; as indústrias despertaram para a importância do usuário. O próprio evento consolidou-se e se expandiu, dando origem ao Congresso Latino-americano de Interação Humano-Computador (CLIHC).
A pesquisa brasileira tornou-se reconhecida internacionalmente e um dos grandes eventos internacionais, o TC13 IFIP INTERACT, foi sediado no Brasil em 2007. Nestes 10 anos, refletimos sobre a natureza da interação, compreendemos nossos usuários, dominamos a web, criamos soluções com os novos meios de interação. Hoje, a relação entre seres humanos e computadores é um fato estabelecido e irreversível. A interação já faz parte da vida cotidiana: já estamos vivendo a computação ubíqua, vencendo as barreiras de acesso e promovendo a inclusão, integrando a sociedade e disseminando a cultura digital. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já é intenso pela população brasileira.
Este cenário nos obriga a repensar os usuários não apenas como indivíduos mas como comunidades interconectadas. O próprio conceito de qualidade da interação se expande e modifica, para abrigar a grande diversidade de usos e necessidades dos atuais sistemas interativos: a disseminação e a segurança na transmissão de informações, o entretenimento, a participação nos processos sociais e democráticos, as aplicações em áreas sensíveis como saúde e ambiente.
Entre os grandes desafios a serem vencidos na próxima década pela comunidade da Computação, propostos pela SBC, há também grandes desafios para a área de IHC. Assim, nós convidamos a comunidade para discutir os paradigmas de interatividade dos próximos 10 anos - eles serão os da vida produtiva de quem aprendeu a usar o computador antes de aprender a ler, daqueles que usam a tecnologia no cotidiano como meio produtivo, de entretenimento e de socialização, e daqueles que já na terceira idade aprendem as novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida.
|
|
Promoção
Sociedade Brasileira de Computação
Em cooperação com ACM/SIGCHI
Realização
|
|