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Epic Games Brasil oferece 10 bolsas de R$ 500,00
Bolsas concedidas por mérito, a partir do 2° semestre. Saiba MaisO Curso
O setor de jogos não para de crescer no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. Apenas no estado, já são mais de 50 empresas no setor e o número continua
aumentando, com o apoio do governo e de uma associação forte (ADJOGOSRS). Há espaço para novas empresas e o setor de jogos digitais carece de profissionais
qualificados. A partir disso, o curso de Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCRS foi concebido em 2010 com o objetivo de formar profissionais
para que possam executar com maior eficiência as suas tarefas. Também visa à qualificação de iniciantes e/ou dos que desejam ingressar no segmento.
Depois de 12 edições, o curso foi reimaginado e está sendo relançado como a Especialização em Design de Jogos Digitais.
Esta nova oferta reforça as ações da universidade no setor, agregando novos valores, como o destaque em design de jogos, o que atende a uma das principais demandas
da indústria: a escassez de profissionais com esse perfil.
O curso segue proporcionando imersão e capacitação na área e oferece, tanto aos estudantes como aos que já trabalham no setor, adequação às exigências atuais do
mercado através do conhecimento técnico específico.
Público alvo
Profissionais com curso superior que atuam em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas, seja no desenvolvimento de software ou no projeto/design de roteiros ou conteúdo, e que também desejam se especializar e/ou atualizar seu know-how nessa área.
Carga horária
360 horas/aula obrigatórias, de um total de 660 horas/aula. O curso é oferecido através de duas ênfases: Programação ou Arte e Narrativa. Clique aqui e veja as disciplinas.
Coordenação
Prof. Marcelo Cohen (EP) e
Prof. André Pase (FAMECOS).
Dias e horários
Encontros semanais, todos os dias, conciliando a ênfase escolhida e demais disciplinas cursadas. Horário das aulas: 19h15min às 22h30min.
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Disciplinas
São oferecidas duas ênfases, uma voltada para Programação dos jogos digitais e a outra voltada para tópicos de Arte, narrativa e elementos de design avançado. Por não haver sobreposição de horários, os alunos podem cursar todas as disciplinas se quiserem. Para aprovação, são exigidas as 420 horas da ênfase escolhida: Programação ou Arte/Narrativa.
Ênfase em Programação
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A ênfase em Programação é voltada para profissionais formados em cursos de Computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação).
Através de quatro disciplinas, aborda os tópicos essenciais da área de Computação para o desenvolvimento de jogos: programação de jogos 2D e 3D, técnicas de Inteligência Artificial e a utilização de redes de computadores para jogos multiplayer.
Inteligência Artificial
60 horas/aulaA disciplina aborda conceitos da área como representação do conhecimento, inferência, fuzzy logic, redes neurais artificiais e algoritmos genéticos, discutindo e explorando de forma prática as suas aplicações em jogos.
Programação I
60 horas/aulaConceitos; Introdução aos jogos 2D; Modelagem de ambientes 2D; Sprites; Física e animação em 2D; Dispositivos de Entrada; Game Engines; Técnicas avançadas.
Programação II
60 horas/aulaConceitos; Introdução aos jogos 3D; Uso de modelos 3D; Técnicas de gameplay; Interação; Scripts; Física e Animação em 3D; Dispositivos de Entrada; Game Engines.
Redes Aplicadas a Jogos
60 horas/aulaFundamentos de redes, bibliotecas de comunicação, arquiteturas cliente-servidor e P2P. Considerações no projeto de jogos multiplayer, análise e otimização de desempenho em redes. Algoritmos distribuídos para jogos multiplayer (sincronização de eventos e tempo). Tecnologias de redes wireless (IR, Bluetooth, GPRS, 3G, WiFi). Programação de dispositivos móveis (J2ME, SNAP Mobile).
Ênfase em Arte e Narrativa
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A ênfase de Arte e Narrativa é voltada para profissionais formados em cursos de Comunicação Social, Tecnologia em Produção Audiovisual, Design Gráfico e Letras.
Explorando amplamente técnicas essenciais da indústria como Modelagem e Animação, também envolve a produção de Roteiros e Design de Conteúdo para jogos digitais.
Animação
60 horas/aulaA disciplina trata dos aspectos da animação aplicada a videogames. Princípios da animação tradicional (métodos de animação, tempo, espaçamento, quadros-chave, in-betweening), princípios da animação tradicional (transformações, timeline, interpolação e curvas de parâmetros), preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação), animação para videogames (animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações), técnicas de animação facial e morphing, técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros).
Design de Jogos Avançado
60 horas/aulaA disciplina aborda aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos.
Modelagem 3D
60 horas/aulaConceitos básicos; Técnicas de modelagem 2D e 3D; Criação de modelos low-poly; Técnicas de texturização; Tópicos avançados de modelagem.
Narrativas Interativas
60 horas/aulaA disciplina discute os aspectos básicos de um roteiro para videogame. Narrativas com diversos finais, criação de personagens interativos e não-interativos e as possibilidades para a realização de produções com ferramentas de jogos serão abordadas.
Ambas as ênfases
As seguintes disciplinas são obrigatórias para ambas as ênfases, pois são consideradas essenciais para a formação de cada aluno:
Entretenimento Eletrônico
30 horas/aulaA disciplina apresenta os conceitos básicos do entretenimento eletrônico. São discutidas a progressão e desenvolvimento da área, com a exploração de aspectos gerais dos jogos. Além disso, traça uma topografia da área, discutindo a produção de serious games e advergames.
Design de Jogos
60 horas/aulaA disciplina foca em game design, discutindo vários conceitos importantes para a criação de jogos (seja digital ou analógico). Etapas do processo de desenvolvimento, motivação e tipos de jogadores, gameplay (mecânicas, espaço de possibilidades, complexidade emergente, estratégias, dentre outros elementos), pacing, balanceamento, criação de fases (level design), interface, MDA framework, rational game design, documentação.
Gestão de Marketing e Negócios
30 horas/aulaVoltada para o planejamento e concepção de projetos de jogos digitais com um viés mercadológico e de negócios, levando em consideração pesquisa e análise de tendências de mercado. Técnicas de análise orçamentária e elaboração de apresentações para prospecção de investimentos e parcerias. Estratégias de divulgação, vendas e relacionamento com imprensa, influenciadores e o público em geral, considerando as particularidades das diferentes plataformas e pontos-de-venda.
Produção e Gerenciamento de Projetos
30 horas/aulaFundamentos de gerenciamento de projetos: PMBOK, Waterfall, Scrum, Kanban, Lean Development. Gestão de pessoas. Criação e análises de orçamentos. Priorização de tarefas. Técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores, colegas de trabalho e demais partes interessadas que compõem um estúdio ou time de desenvolvimento de jogos.
Projeto Final
30 horas/aulaA disciplina realiza um fechamento do curso, proporcionando a criação de um produto de entretenimento eletrônico, que integra os alunos das áreas de design e programação. A disciplina tem 30 horas/aula, porém o laboratório estará disponível a noite toda para o desenvolvimento do projeto.
Professores
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André Fagundes Pase
Famecos
Jornalista e doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. Atua on-line desde 1995 e pesquisa novas mídias, convergência, relações entre as diversas linguagens, cibercultura, vídeo on-line, TV Digital e entretenimento eletrônico.
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Bruno Ferreira
Epic Games Brasil
Desenvolvedor de jogos há mais de 10 anos com mais de 15 projetos lançados. Atualmente é Senior Engine Programmer na Epic Games Brasil. Foi Programador Sênior na Aquiris Game Studio, tendo participado de projetos em parceria com a Cartoon Network (Ben 10: Wrath of Psychobos, Great Prank War, Last Villain Standing, Superstar Soccer Goal), assim como franquias próprias de sucesso da Aquiris como Horizon Chase Turbo e Ballistic Overkill.
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Cristiano Max Pinheiro
Famecos
Doutor em Comunicação Social, com formação em Publicidade e Propaganda. Sócio-fundador da desenvolvedora Ludema Game Studio e da agência Engenho de Ideias. Professor e Pesquisador do PPGCOM da PUCRS, integrando o HUB de Indústria Criativa da FAMECOS. Coordena o Cluster GameRS e é fundador da Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Pesquisa em Economia Criativa. Com mais de 20 anos de experiência, participou de projetos relevantes como o FAC Digital, o RS Criativo (Programa de Economia Criativa do Governo do Estado) e dos serviços técnicos da Lei Paulo Gustavo no RS. É membro do Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre e do Comitê Gestor do RS Fantástico, um ecossistema audiovisual com foco em fantasia, ficção científica e desenhos animados.
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Cristina Moreira Nunes
Escola Politécnica
Professora da Faculdade de Informática (Escola Politécnica) desde 2001, atua como docente nas disciplinas de Redes de Computadores, Gerência de Redes e Laboratório de Redes. Concluiu o doutorado em Ciência da Computação pela PUCRS em 2010, cujo trabalho versou sobre tema na área redes sem fio tolerantes a atrasos. Possui interesse nas áreas de Redes e Sistemas Distribuídos.
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Marcelo Cohen
Escola Politécnica
Professor na Faculdade de Informática (Escola Politécnica) desde 1996, atuando em disciplinas de Computação Gráfica e programação. Doutor em Ciência da Computação pela University of Leeds (UK, 2006). Interesse nas áreas de Jogos, Realidade Virtual, Visualização e Computação Gráfica em geral. É co-autor, em parceria com a profa. Isabel Manssour, do livro "OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva", primeira obra nacional sobre o assunto. É o coordenador deste curso pela Escola Politécnica.
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Roberto Tietzmann
Famecos
Professor dos cursos de Publicidade e Tecnologia em Produção Audiovisual (Teccine). Escreveu e dirigiu diversas obras audiovisuais e peças interativas. Interesse nas áreas de contato entre cinema, design e tecnologia. Doutorando do programa de pós-graduação em comunicação da PUCRS, onde realiza pesquisa sobre efeitos visuais e linguagem cinematográfica.
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Ricardo Coimbra da Rocha
RC11 Studio
Trabalhou como diretor de arte para a Ubisoft Porto Alegre, empresa com atuação mundial no mercado de jogos eletrônicos. Participou no desenvolvimento de jogos para clientes como Atari, Digital Extremes, Vicious Cycle/Dreamworks, Bottlerocket, Microtime/Kellogs e Ubisoft. Também atua como artista plástico e tem trabalhos de ilustração digital publicados em diversos livros, sites e revistas. Tem bacharelado em Artes Visuais com ênfase em escultura pelo IA-UFRGS. Site pessoal: http://www.ricardorocha.cc
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Sílvia Maria Wanderley Moraes
Escola Politécnica
Professora da Escola Politécnica desde agosto de 1997, atuando na disciplina de Inteligência Artificial no curso de Sistemas de Informação da Escola Politécnica. Professora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Linguagem Natural da PUCRS. Doutora em Ciência da Computação PPGCC / PUCRS (2012), sobre aprendizagem de estruturas ontológicas. Principais interesses de pesquisa relacionados ao processamento de linguagem natural e à inteligência artificial: mineração de texto, a categorização de texto, agrupamento de texto, aprendizagem automática, aprendizagem de ontologias, extração de conceitos, etc.
Cronograma
1° semestre - 2025/1
- Legenda:
- Programação
- Arte/Narrativa
- Ambas as Ênfases
Horário | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
L - 19:15 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Entretenimento Eletrônico | Inteligência Artificial |
M - 20:00 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Entretenimento Eletrônico | Inteligência Artificial |
N - 21:00 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Inteligência Artificial | |
P - 21:45 | Design de Jogos | Programação I | Modelagem | Inteligência Artificial |
2° semestre - 2025/2
Horário | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
L - 19:15 | Narrativas Interativas | Programação II | Design de Jogos Avançado | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
M - 20:00 | Narrativas Interativas | Programação II | Design de Jogos Avançado | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
N - 21:00 | Narrativas Interativas | Programação II | Design de Jogos Avançado | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
P - 21:45 | Narrativas Interativas | Programação II | Design de Jogos Avançado | Animação | Redes aplicadas a Jogos |
3° semestre - 2026/1
Horário | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex |
---|---|---|---|---|---|
L - 19:15 | Gestão de Marketing e Negócios | Projeto Final | |||
M - 20:00 | Gestão de Marketing e Negócios | Projeto Final | |||
N - 21:00 | Produção e Gerenciamento de Projetos | (Reservado) | |||
P - 21:45 | Produção e Gerenciamento de Projetos | (Reservado) |
Gostou?
Inscrições abertas!
Início do curso: 14 de abril de 2025
A inscrição pode ser realizada de forma online ou presencialmente. O candidato deverá encaminhar o currículo para o setor de Educação Continuada da PUCRS, e a seleção ocorre a partir da análise do mesmo. A critério da coordenação, pode ser necessária uma entrevista individual.
Os documentos necessários para a inscrição são:
● Cópia (frente e verso) do diploma de graduação
● Cópia da carteira de identidade
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Investimento
R$ 1.100mensais
em geral
18 parcelas de R$ 1.100,00
R$ 880mensais
PUCRS
18 parcelas de R$ 880,00
R$ 882 - 931mensais
Grupos 5 a 9 pessoas: R$ 1.045,00
Grupos 10 a 19 pessoas: R$ 1.017,50
Grupos 20 ou mais pessoas: R$ 990,00 Detalhes
R$ 880mensais
18 parcelas de R$ 880,00
Professores e ténicos administrativos da Rede Marista
Funcionários de empresas do Tecnopuc
R$ 880mensais
60 anos
18 parcelas de R$ 880,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
R$ 550mensais
18 parcelas de R$ 550,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
R$ 990mensais
18 parcelas de R$ 990,00
Funcionários de empresas conveniadas
R$ 880mensais
18 parcelas de R$ 880,00
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
R$ 880mensais
18 parcelas de R$ 880,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Desconto para matrícula antecipada:
R$ 770,00 (30%)02/09/2024 a 15/12/2024
R$ 880,00 (20%)16/12/2024 a 12/01/2025
R$ 935,00 (15%)13/01/2025 a 12/02/2025
R$ 990,00 (10%)13/02/2025 a 09/03/2025
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Dúvidas?
Entre em contato com a gente!
Educação Continuada da PUCRS
Av. Ipiranga, 6681 | Prédio 15 | sala 112
CEP: 90619-900 | Porto Alegre/RS - Brasil
(51) 3320-3727
[email protected]
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
PUCRS - Escola Politécnica
Prédio 32 | Sala 501
(51) 3353-6334
De Seg a Sex, das 7h30 às 22h45.
[email protected]
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
PUCRS - Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos)
Prédio 7 | Sala 319
(51) 3320.3658
De Seg a Sex, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
[email protected]