PUCRS
Faculdade de Informática
Programação C/C++
Utilização de Interfaces Gráficas em C/C++
Para
desenvolver um programa com uma Iterface Gráfica (GUI -
Graphical User Interface), podem ser utilizadas inúmeras
bibliotecas. Entre elas destacam-se Qt, FLTK, wxWidgets.
No
ambiente dos laboratórios da FACIN, para LINUX, recomendamos o
uso do wxWidgets, dentro do ambiente de desenvolvimento Code::Blocks.
wxWidgets no Code::Blocks - Linux
|
Para utilizar o wxWidgets no Lapro, dentro do ambiente Linux/FEDORA, baixe o arquivo TesteWX-CODEBLOCKS-LINUX.zip e descompacte-o dentro do diretório onde você irá criar sua aplicação.
A partir deste
momento você pode criar sua interface utilizando os recursos do
Code::Blocks.
Para tanto, abra o Code::Blocks e selecione a opção Open no menu File. Abra o arquivo TesteWX.cbp que deve estar no diretório TesteWX-CODEBLOCKS-LINUX, criado quando você descompactou o zip.
Detalhes sobre o processo de instalação podem ser obtidos em
Para utilizar o wxWidgets no Laboratório de Redes dentro do ambiente Linux/UBUNTU baixe o arquivo WxTeste.tar.gz
e descompacte-o dentro do diretório onde você irá
criar sua aplicação. Se for preciso instalar o
Code::Blocks no Ubuntu, siga os passos descritos na página http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CPP/GUI/WXUBUNTU/CodeBlocksNoUbuntu.html
wxWidgets no wxDevCPP - Windows
|
Para utilizar o wxWidgets no Lapro, dentro do ambiente Windows, baixe o arquivo TesteWX-DEV-WINDOWS.zip e descompacte-o dentro do diretório onde você irá criar sua aplicação.
A partir deste
momento você pode criar sua interface utilizando os recursos do
wxDevCPP.
Para tanto, abra o wxDevCPP e selecione a opção Open no menu File. Abra o arquivo TesteWX.dev que deve estar no diretório TesteWX-DEV-WINDOWS, criado quando você descompactou o zip.