Aula Prática (Manipulação
de Imagens) |
|
O objetivo desta aula é implementar os algoritmos de manipulação de imagens para testar na prática os conceitos estudados em aula. Serão utilizadas as bibliotecas OpenGL, GLU, GLAUX e GLUT, no ambiente Windows. O primeiro passo consiste em instalar o Dev-C++ (caso ele ainda não esteja instalado) e as bibliotecas necessárias para trabalhar. Em princípio, é necessário apenas fazer o download do arquivo ImagensDEVCPP.zip e deixar todos os arquivos numa pasta nomeada CG no drive h:. Para desenvolver as aplicações OpenGL no Dev-C++ é necessário criar um projeto, que é um arquivo com sufixo .dev, geralmente identificado pelo mesmo ícone do Dev-C++. Este arquivo já foi criado para a aula de hoje. Abra o diretório onde você descompactou o arquivo recém copiado e dê um clique-duplo no arquivo Projeto.dev. Isto deverá abrir o ambiente do DEV CPP, no qual você poderá compilar e testar o programa. Selecione a opção Rebuild All, no menu Execute o tecle CTRL-F11. Isto deverá compilar e executar seu programa. Tecle 2 para testá-lo e ESC para sair. Observe atentamente o código para entender o seu funcionamento. O único arquivo que deve ser alterado é o ImageTest.cpp. Neste arquivo, realize as listadas a seguir:
...
case '3': // chama função ConvertToGrayScale quando a tecla '3' for pressionada
NovaImagem->Clear(); ConvertToGrayScale(); glutPostRedisplay(); // obrigratório para redesenhar a tela break; ...
Observações:
|
Última alteração em 20 de março de 2005.